Verão julho

Escolas estaduais não terão recesso no final do ano

Portal O EstadoNet - 11/12/2015

Está descartado a possibilidade de recesso das atividades letivas de 2015 para as escolas da rede estadual. Haverá uma parada apenas para as festas de Natal e Ano Novo, mas nada que vá atrapalhar o calendário letivo que está atraso em função da greve dos professores que durou mais de 70 dias no primeiro semestre deste ano.

“Nós teremos uma rápida parada nas atividades nos dias 24 e 25 de dezembro, por causa do Natal. E depois, nos dias 31 dezembro e 01 de janeiro. Portanto, nos dias úteis logo após o Natal e Ano Novo, as aulas seguem normalmente, até porque os alunos já foram muito prejudicados com a greve dos professores”, declarou Dirceu Amoedo, diretor da 5ª Unidade Regional de Ensino (5ª URE).

Quanto à data para encerramento do ano letivo de 2015, Dirceu disse ao portal O EstadoNet que não se tem uma definição no momento, devido as escolas terem vivenciado situações distintas. Por exemplo, nem todas aderiram à greve; algumas aderiram, mas os professores retornaram às salas de aula pouco tempo depois; enquanto, em outras, a paralisação foi superior há dois meses.

“Estamos indo a Belém na próxima semana, para uma reunião na Seduc, e essa questão do encerramento do ano letivo de 2015 estará em pauta. Acredito que dessa reunião sairá uma decisão quanto à data limite para encerramento das atividades letivas de 2015”, informou.

A certeza que todos os diretores de escolas e professores da rede estadual têm até agora, é que os 200 dias letivos terão de ser rigorosamente cumpridos, com a devida reposição dos dias parados.

Por causa da paralisação dos professores, ainda não vai ser em 2016 que o Estado conseguirá acompanhar o calendário letivo da rede municipal que começa em fevereiro. A princípio, estima-se que as aulas da rede estadual do ano letivo de 2016 só iniciarão na primeira quinzena de março.

Para não prejudicar os alunos que estão cursando o 3º ano do ensino médio, as escolas que não encerrarão o ano letivo de 2015 até o final de dezembro, emitirão declarações de conclusão de curso aos que forem aprovados em processos seletivos de universidades, para que eles possam realizar suas matrículas e assim assegurem suas vagas.




  • Imprimir
  • E-mail