banpara LCI julho 2024


Prefeito recomenda que praias de Alter do Chão sejam sinalizadas

Sílvia Vieira, Repórter de O Estado do Tapajós - 13/08/2015

Áreas onde ocorrem despejo de esgotos serão isoladas, segundo o prefeito Alexandre Von -

Com a divulgação do estudo conclusivo de balneabilidade das praias de Alter do Chão, que atesta condições próprias para banho, recreação e lazer, o prefeito Alexandre Von recomendou aos secretários municipais de Meio Ambiente, Podalyro Neto; Planejamento, Nélio Aguiar; e Desenvolvimento e Turismo, Valdir Matias Jr, para que juntamente com suas equipes, com apoio da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), dialoguem com a comunidade de Alter do Chão, Corpo de Bombeiros e Marinha, para aperfeiçoar os instrumentos de controle ambiental na vila e desenhar o novo mapa de uso das praias de Alter do Chão.

“Se for preciso à gente baixa um novo decreto que restrinja o uso da praia em frente à vila, onde têm as saídas de águas servidas, no que se refere a banho. Vejo que essa mudança não trará prejuízo maior para a população. Pelo contrário, nós vamos é estar oferecendo mais segurança, principalmente, para a população de Alter do Chão. Onde está sendo lançada a água servida a gente define a faixa e restringe o uso para banhistas, tanto para a população local quanto para o visitante. Assim como, a gente sinaliza as outras áreas recomendadas para o uso pelo banhista”, declarou Von.

LEIA TAMBÉM

Com água própria para banho, Alter do Chão espera retorno de turistas

Alter do Chão: Ufopa fará novo estudo de balneabilidade no veraneio

O prefeito pediu pressa aos secretários para a realização das reuniões com a comunidade de Alter do Chão, Marinha e Corpo de Bombeiros, para que haja tempo hábil de fazer a sinalização antes do Çairé.

 

Destacou que paralelo à sinalização da praia seja feito um trabalho de educação ambiental junto à comunidade santarena, e na vila, visitas de casa em casa para orientação dos moradores. “A ideia é que os moradores da vila auxiliem no processo de orientação aos visitantes sobre as áreas destinadas ao banho. Quando o visitante chegar, à praia já vai estar com as raias sinalizadas para que ele saiba onde ele deve se banhar seguindo as orientações do relatório das condições de balneabilidade”, frisou o prefeito.

 

O engenheiro Roberto Branco, que esteve presente à apresentação do relatório, no auditório do CIAM, na manhã desta quarta-feira (12), sugeriu que para resolver o problema de despejo de águas servidas na praia em frente à vila de Alter do Chão, moradores utilizem sumidouro. Segundo ele, hoje é facilmente encontrado em Santarém uma espécie de tubo pré-moldado de fácil montagem e custo acessível para a construção de sumidouro.

 

Na ocasião, o secretário municipal de Infraestrutura, Edilson Pimentel, disse que a Seminfra tem projeto para esse tipo de sumidouro e profissional qualificado para orientar os interessados. “Nós até fazemos um apelo que quem precisar pode procurar na nossa secretaria o engenheiro Tércio, no setor de fiscalização, que nós estamos prontos a orientar e fazer o projeto. Tem uma promotora pública que todas as vezes que temos audiência ela recomenda que as pessoas façam sumidouros nas suas propriedades, mas a gente tem observado também que quase ninguém busca essa solução para as águas servidas”.

 

Saneamento

 

Ao final da apresentação do relatório de balneabilidade, o prefeito Alexandre Von informou que o município investiu aproximadamente R$ 100 mil para concluir os estudos da topografia e do levantamento planialtimétrico (documento que descreve o terreno com exatidão e nele são anotadas as medidas planas, ângulos e diferenças de nível) em toda a vila de Alter do Chão. Os dados já estão de posse da empresa especialista em projetos contratada pela Cosanpa, que está finalizando o projeto executivo.

 

Segundo Von, assim que o projeto estiver concluído, ele irá com o presidente da Cosanpa ao Ministério das Cidades em busca de captar recursos, uma vez que em fevereiro deste ano,quando de sua visita ao município de Santarém, o ministro Gilberto Kassab se comprometeu em apoiar por reconhecer a importância de Alter do Chão para a atividade turística.


 

 




  • Imprimir
  • E-mail