cartão afinidade banpara abril 2024

Este outro Brasil

06/08/2014

- O valor total é 10 com 50. Achei que não tinha entendido direito e pedi que a jovem repetisse: 10 reais com 50. Por pura dedução entreguei uma nota de dez reais e uma moeda de 50 centavos. Era isso mesmo!

Esta é uma pequena estranheza para diante do que virá, principalmente para quem, como eu, está visitando pela primeira vez o Rio Grande do Sul. Estamos, nós brasileiros, em outro País, sobretudo se a origem for um Estado do Norte ou Nordeste. Centenas de empregados da Embrapa estão, com seus próprios recursos, participando do V Encontro de Qualidade de Vida, em Bento Gonçalves, promoção da Federação das Associações dos Empregados de todo o País.

Além das belas moças de olhos claros, pele branca e avermelhada pelo frio nesta época do ano e o sotaque inconfundível, a cidade de Bento Gonçalves, de pouco mais de 100 mil habitante encanta a todos. Colonizada por italianos, ela é conhecida como a capital brasileira do vinho. Toma-se vinho e suco integral de uva em qualquer canto. Aquelas máquinas que conhecemos vendendo café a partir do depósito de moedas, aqui vende vinho e de excelente qualidade.

O frio que espanta nortistas e nordestinos (fez 3°C nos últimos dias) dá um charme especial à cidade da serra gaúcha. Os agasalhos pesados, botas cano longo e gorros parecem ter nascido junto com a população. Sentem-se tão à vontade quanto uma carioca de biquíni. Quanto mais eu conheço o Brasil, mas tenho certeza de que não conheço nada e olha que eu já viajei muito. Pouco diante do que ainda tenho a desvendar desses brasis.




  • Imprimir
  • E-mail