banpara LCI julho 2024


Prefeitura orienta mulheres sobre agendamento de exame de mamografia pelo SUS

Portal OESTADONET, com informações da PMS - 27/10/2023

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está orientando as mulheres em Santarém, no oeste do Pará, sobre como solicitar o exame de mamografia na rede pública. A medida visa garantir que todas as mulheres tenham acesso a esse importante exame de prevenção a um dos cânceres mais letais: o de mama. 

 

A Semsa começou a divulgar informações essenciais relacionadas ao processo de solicitação de mamografia, que passa por várias etapas até à realização do exame. O primeiro passo é se dirigir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e fazer a consulta. O médico ou enfermeiro verificará sua saúde e, se necessário, solicitará a mamografia.

 

Há duas categorias de solicitações de mamografia: a de rastreamento e a diagnóstica. A mamografia de rastreamento é recomendada para mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos, na ausência de sintomas, sendo prescrita por médicos e enfermeiros. Já a mamografia diagnóstica é solicitada em qualquer faixa etária, a critério médico, para investigar lesões suspeitas da mama. 

 

Após a consulta, vem a etapa de agendamento. A USB onde você se consultou enviará a solicitação para a Central de Regulação da Semsa, que marcará o exame e informará a paciente quando e onde será feito.

 

Em seguida, no dia do exame, as pacientes devem observar as instruções da clínica. É proibido o uso de desodorante, perfume, loção ou produtos na área das mamas, pois isso pode afetar as imagens.

 

Realização do exame:
 

A paciente deve chegar à clínica na hora marcada. A mamografia é um tipo de raio-X das mamas, realizado por um técnico de radiologia.

 

Após o exame, um médico radiologista analisará os resultados, o que pode demorar alguns dias. Com o resultado em mão, a paciente será informada sobre uma consulta posterior com seu médico.

 

No ano passado, foram realizados 145 exames de mamografia, enquanto em 2023, até o presente momento, já foram efetuados 192 exames. A cota mensal para este exame é de 85 procedimentos.

 

Sinais e sintomas do câncer de mama

 

As mulheres devem estar atentas aos sinais do câncer de mama, que incluem nódulo ou massa na mama, mudanças na forma ou tamanho da mama, como inchaço, deformação ou assimetria, alterações na pele da mama, como vermelhidão, retração, enrugamento ou descamação, secreção mamilar que não está relacionada à amamentação, dor na mama em alguns casos, mudanças no mamilo, como inversão ou retração, e inchaço ou dor nas axilas, que podem indicar um câncer de mama mais avançado, afetando os gânglios linfáticos.

 

É importante ressaltar que muitas condições mamárias não são cancerosas, e esses sintomas podem ser causados por diversos fatores. No entanto, qualquer alteração nas mamas deve ser imediatamente comunicada a um profissional de saúde para uma avaliação adequada.




  • Imprimir
  • E-mail