pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Óbidos, Oriximiná, Santarém, Alenquer, Rurópolis e Mojuí dos Campos apresentam aumento de casos confirmados de Covid-19

Portal OESTADONET - 23/11/2021

Os municípios de Óbidos e Oriximiná, na Calha Norte do rio Amazonas, na região Oeste do Pará, entraram esta semana  para a lista de cidades em ascensão no número de novos casos confirmados de Covid-19.

 

Esses dois municípios se somam a Alenquer, Rurópolis e Mojuí dos Campos, que desde outubro, segundo o Laboratório de Biologia Molecular (Labimol), da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), já registravam número elevado de casos. Novos números apontam para uma possível mudança de cenário e tendência de aumento de Covid-19 na região do Baixo Amazonas. E Santarém, segundo dados da secretaria municipal de saúde, a média diária de casos positivos da doença é maior que 50.

 

LEIA TAMBÉM: Com 15 mortes em outubro, Santarém já registra 20 óbitos por covid-19 em três semanas de novembro

 

LEIA TAMBÉM: Prefeito Nélio Aguiar anuncia que Santarém não terá festas de Réveillon, e nem carnaval em 2022

 

No município de Óbidos, a média diária é de mais de 15 casos positivos. Em 15 dias, a cidade registrou 68 novos casos e quatro novas mortes. Com um total de 6.835 infectados e 139 mortes, a cidade registra novos casos diariamente e para conter o avanço da doença, além de reforçar a vacinação da população, a Prefeitura decidiu impor novas medidas como a proibição da circulação de pessoas, fim das festas e restrição do uso de espaços públicos. A Câmara de Vereadores suspendeu as sessões e o atendimento externo por causa da infecção de dez servidores do legislativo.

 

Em Oriximiná, o prefeito Argemiro Diniz instituiu novo comitê de gestão de crise para o enfrentamento da propagação da Covid-19. 

 

Rurópolis e Mojuí dos Campos, nos últimos 20 dias, registram 70 e 21 novos casos positivos respectivamente. Por outro lado, em Alenquer e Santarém, os casos mais que triplicaram nos últimos dias. 

 

No município de Santarém, em 23 dias de novembro já foram confirmados 812 novos casos positivos de Covid-19. O total de infectados chegou a 22.877, enquanto que o número de mortes soma-se 1.172, desde o início da pandemia. A média diária de registro de novos casos positivos da doença é de mais de 50. 

 

Em Alenquer, só este mês, foram 307 novos casos positivos e cinco óbitos. A cidade ximanga totaliza agora 3.944 casos confirmados e 139 vidas perdidas desde o início da pandemia. 

 

Nos últimos 23 dias, Óbidos registrou 113 novos casos positivos da doença e uma morte no mesmo período.

 

Nesse mesmo período, Oriximiná contabilizou 113 novos casos positivos da doença e uma morte no mesmo período. Oriximiná contabiliza 9.281 casos positivos e 176 mortes desde abril de 2020.




  • Imprimir
  • E-mail