Verão julho

Taxa de imunidade da população de Santarém à Covid-19 sobe de 10,8% para 17,9% no mês de junho, aponta pesquisa do Ibope

Portal OESTADONET - 07/07/2020

A taxa de imunidade da população de Santarém ao novo coronavírus aumentou de 10,8% para 17,9% em duas semanas. Este é o resultado da terceira fase de um estudo coordenado pelo Centro de Pesquisas Epidemiológicas da Universidade Federal de Pelotas - O EPICOVID19-BR, ao qual o Portal OESTADONET teve acesso nesta terça-feira(7).

 

Em relação ao total de habitantes do município o número de pessoas que adquiriram imunidade subiu de 32.832 para 54.416 habitantes, entre a segunda e a terceira fases da pesquisa.

 

LEIA TAMBÈM:

Pesquisa da Universidade Federal de Pelotas estima mais de 30 mil contaminados pelo coronavírus em Santarém

 

A fase terceira fase da pesquisa  foi realizadas em 133 cidades do Brasil no período de 21e 24 de junho. A segunda coleta de dados e testes rápidos de Covid-19 ocorreu entre os dias 04 e 07 de junho. Em Santarém, foram realizadas 250 entrevistas.

 

A pesquisa testou todos os moradores das casas nas quais a pessoa sorteada para o estudo teve um teste positivo. Em Santarém, 38 testes deram positivo, um aumento de 70% em relação ao resultado da segunda fase, onde foram registrados 23 testes positivados para Covi-19.

 

Por essa projeção, levando-se em consideração os familiares dos entrevistados positivados, a pesquisa aponta que 39% também estariam infectados, o que daria um total de 52.

 

O estudo contou também com apoio do Instituto Serrapilheira, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), da Pastoral da Criança, e contou com doação do programa da JBS Fazer o Bem Faz Bem. A coleta de dados foi de responsabilidade do IBOPE Inteligência.

 

O financiamento para a pesquisa foi do Ministério da Saúde.




  • Imprimir
  • E-mail