Poupança banpara abril 2024

Desaparecimento de jovens em Santarém: De cada 10 casos, apenas 4 comunicam à polícia quando familiar é encontrado

Weldon Luciano - 12/06/2019

Lucivelton Silva,delegado da Polícia Civil, em Santarém, reclama de pais que não retornam à polícia para comunicar que filhos foram encontrados -

Casos de desaparecimento de jovens tem ganhado grande repercussão em Santarém. Muitos casos ganham repercussão nas redes sociais, noticiários e mobilizam a polícia para que a pessoa seja encontrada, mas nem sempre o motivo do desaparecimento é esclarecido. Em média, de cada 10 casos com registro de Boletim de Ocorrência, apenas 4 retornam para comunicar as autoridades quando o familiar é encontrado.

 

“Na maioria das vezes tomamos conhecimento pelas redes sociais que a pessoa foi encontrada e muitas vezes a pessoa não volta na delegacia para comunicar o fato de a pessoa ter sido encontrada. As investigações, em alguns casos, até continua e isso causa certo embaraço, com as pessoas questionando o motivo do desaparecimento. A gente orienta que a família ao encontrar a pessoa desaparecida, possa comunicar a polícia ligando para o 190 ou vindo até a delegacia e informar o delegado que registrou o Boletim de Ocorrência para que as investigações cessem e os policiais possam se direcionar a outros crimes ou situações que chegam até nós”, declarou Lucivelton Santos, delegado de Polícia Civil.    

 

Segundo apurou o Portal OESTADONET, a maioria dos desaparecimentos dos jovens está relacionado a saídas com namorados, uso de drogas, festas e noitadas ou problemas familiares. Daí o motivo deles não retornarem para informar ou dar satisfação aos que se mobilizaram nas buscas.

 

O delegado ressalta que quando alguém vai até a polícia comunicar o desaparecimento é sempre levantadas informações estratégicas que possam assegurar elementos suficientes para ajudar nas investigações e detalhar em que circunstâncias esse fato ocorreu para que sejam tomadas as devidas providências.

 

“Quando alguém vem comunicar o desaparecimento de algum familiar, acreditamos que não se trata de uma falsa comunicação de crime, porque ele veio comunicar um fato em que realmente aconteceu. Porém, se no desenrolar das investigações, ficar comprovado que realmente houve uma falsa comunicação a pessoa pode responder criminalmente”, conclui Lucivelton.




  • Imprimir
  • E-mail