Camarão no pão
Cartas na mesa

Disseminadores fiscais: Professores desenvolvem projetos nas escolas da Rede Municipal em Santarém

Weldon Luciano - 20/05/2019

Curso ressalta a importância do tributo para o investimento em políticas públicas -

Professores estão desenvolvendo projetos nas escola da Rede Municipal de Ensino voltados para a Educação Fiscal. A iniciativa faz parte do Programa de Disseminadores Ficais realizado por meio de uma parceria entre Prefeitura Municipal e Governo do Estado. Um grupo de 52 educadores passou por um treinamento durante os dias 16, 17 e 18 e maio visando a qualificação sobre o assunto a ser posto em prática em sala de aula ao longo do ano letivo.

 

“O objetivo é sensibilizar para a conscientização dos tributos, para a coisa pública e a consciência cidadã. O curso discutiu essas temáticas que envolve gestão, tributos e relação do estado com a sociedade.  Os professores ficam agora convidados a executarem projetos de ação nas escolas, aproveitando também que a secretaria municipal de finanças lançou um concurso local de educação fiscal. Então eles pegaram dicas de como fazer estes projeto e a partir de então elaborar essas atividades”, disse Marinéa do Santos, técnica em gestão da Sefa.  

 

O conteúdo do curso de disseminador em Educação Fiscal visa refletir sobre o exercício pleno da cidadania, a partir do processo de participação e controle social.  A coordenadora do núcleo local, Tânia Bernardes,  explica que o Grupo Estadual atua numa parceria entre Secretaria de Estado da Fazenda, Secretaria de Estado da Educação. Os Estados e Municípios participam fortalecendo a Rede Nacional de Educação Fiscal.

 

“Entendemos que a educação é o melhor instrumento para a formação da consciência cidadã. Através desses projetos a gente leva aos professores, alunos e pais, uma reflexão sobre a importância da participação social buscando melhorias para a sociedade. É importante que o cidadão entenda como funciona a máquina pública conhecendo nossos meio de participação”.

 

Os projetos devem ajudar a compreender a função do Estado e sua relação com a sociedade; entender a importância do tributo para o investimento em políticas públicas; refletir sobre a função social da Escola e elaborar projetos de intervenção pedagógicas a partir dos temas trabalhados.


  • Imprimir
  • E-mail