Camarão no pão
Cartas na mesa

Instituto Alcoa fortalece atuação em educação ambiental e inicia nova turma

Ascom Alcoa - 09/05/2019

Créditos: Ascom Alcoa/Divulgação

A educação - fator central para o desenvolvimento do país e a diminuição das desigualdades - sempre foi foco de atuação do Instituto Alcoa nestes 29 anos de trabalho no país, e em 2019, se fortalece ainda mais, com o direcionamento de esforços e convergência de ações para esta causa.

 

A proposta é conectar esta frente a agendas globais, com destaque para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4: “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos”.

 

Alinhado a esta perspectiva, o Programa ECOA – Educação Comunitária Ambiental – realizado pelo Instituto desde 2014 - entra em seu sexto ano de execução, consolidando um ciclo de trabalho e aprendizados nos municípios de Juruti/PA, Poços de Caldas/MG e São Luís/MA. A iniciativa é realizada em parceria com a Evoluir e as Secretarias de Educação dos territórios.

O objetivo é fortalecer a cultura de sustentabilidade escolar nos municípios, por meio da realização de atividades com alunos e professores que incentivem a participação comunitária na construção de sociedades sustentáveis, e estimulem formas alternativas de educação socioambiental.

 

O programa retoma suas atividades agora em maio, com formação de professores, acompanhamento pedagógico nas escolas, realização das Missões ECOA e distribuição de materiais pedagógicos. As escolas participantes do ciclo de 2014 a 2016 são convidadas a fazerem parte da Rede ECOA e indicam representantes para participarem do curso de formação.

 

Para o presidente do Instituto Alcoa, Fausto Cruz, o Programa ECOA contribui com a missão de promover coletivamente a educação e o desenvolvimento dos territórios nos quais a Alcoa atua, visando que sejam cada vez mais inclusivos e menos desiguais. “O ECOA apresentou resultados expressivos nos últimos cinco anos, que nos motivam a dar continuidade à esta iniciativa e promover transformações em toda a comunidade escolar”, disse.

 


  • Imprimir
  • E-mail