Alcoa Juruti
El Mexicano 2
churrascaria interno

Chuva de sábado à noite, de uma única vez, foi mais intensa que as registradas durante toda a semana em Santarém

Weldon Luciano - 31/03/2019

Trecho da avenida Borges Leal, em Santarém, inundado pelas chuvas de sábado, 30 de março -

A Estação Meteorológica localizada nas dependências do 8º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), registrou 59 milímetros de precipitação às 23 horas, momento em que a forte chuva atingiu Santarém neste sábado, 30 de março, provocando diversos pontos de alagamento, incluindo a orla da cidade e o centro comercial. A informação foi confirmada pelo Professor Doutor Lucas Vaz Peres, meteorologista da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
 
 
A quantidade de chuva registrada é superior a quantidade registrada nos últimos 3 dias, levando em conta os dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). No dia 29 de março, por exemplo, durante todo o dia a quantidade acumulada de precipitação foi de  31 milímetros. No dia 28 de março, o registro foi de 18 mm e no dia 27 de março, os dados do Inmet apontam 50,4 mm.
 
 
 
 
De acordo com a análise preliminar do setor de Meteorologia da UFOPA, foi uma quantidade de chuva muito superior a capacidade de vazão que a drenagem das ruas pode suportar. Um estudo mais aprofundado sobre o que ocorreu e os fatores que contribuíram para o fato deve ser realizado nos próximos dias. “Isso é o que se chama uma chuva intensa, com uma grande quantidade em pequeno tempo. Esse grande volume não teve para onde escoar e acumulou nas vias causando os alagamentos”, comentou o Lucas Vaz Peres.


  • Imprimir
  • E-mail