pms maio
Camarão no pão
Banpará

Edmilson cobra relatório sobre barragens da MRN em Oriximiná

Redação - 14/03/2019

Por Carlos Mendes.

 

O deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL) cobrou da Agência Nacional de Mineração (ANM) que forneça os relatórios que atestam risco nas barragens de rejeito da Mineração Rio do Norte, no município de Oriximiná, no Baixo Amazonas. 

 

 

 

Em pronunciamento na tribuna da Câmara Federal, na terça-feira, 12, o parlamentar paraense reforçou o pedido formulado por comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas da região que denunciam casos de contaminação no Rio Trombetas o possível rompimento das barragens que representam ameaça à vida da população e graves impactos ambientais.

 

 

 

A obtenção do relatório é um dos encaminhamentos expressos na carta resultante do encontro que as comunidades tiveram com a Comissão Pró-Índio de São Paulo, entre os dias 22 e 24 de fevereiro, em Oriximiná.

 

 

 

"Oriximiná possui 25 barragens construídas pela Mineração Rio do Norte com rejeito de bauxita. Não há plano de emergência, treinamento e informação à população", disse Edmilson ao defender o acesso ao relatório da ANM para prevenir uma possível "catástrofe" em Oriximiná e cidades próximas.

 

 

 

Confira o vídeo: https://youtu.be/Q1Y0qewvd_o


  • Imprimir
  • E-mail