pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Vinte e cinco por cento do público-alvo deixaram de ser vacinados contra sarampo em Santarém, aponta Semsa

Weldon Luciano - 13/03/2019

Em Santarém, 7.536 doses de vacina contra o sarampo forma aplicadas, de um total de 10 mil que são considerados como meta, na faixa etária de 1 a 49 anos. Isto significa que 75% do público alvo já foi imunizado. O levantamento foi feito pela Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa), ligada à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), com base nos dados inseridos no sistema até esta terça-feira, 12 de março.  

 

Santarém permanece como a cidade com maior índice de casos de sarampo na região. Segundo a a 9ª regional da Secretaria de Saúde do Estado do Pará (Sespa) foram 226 casos notificados, sendo que 93 foram confirmados na região. Entre os primeiros na lista estão Santarém com 116 notificados e 41 confirmados, Prainha com 40 notificados e 19 confirmados, além de Monte Alegre com 15 notificados e 10 confirmados. Segundo as autoridades, a estratégia é atuar para interromper a circulação do vírus.

 

Desde o início do ano, a Semsa, autorizou que a vacina contra a doença se torne rotina nas UBS's da cidade, seguindo recomendação do Ministério da Saúde para tentar imunizar o maior número possível de pessoas. Ainda de acordo com dados da Divisa, no ano passado foram aplicadas 11.253 doses da vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola. Foram aplicadas ainda 3.495 doses da vacina Tetra viral que imuniza contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela. As ações de intensificação da vacinação continuam sendo realizadas pelas equipes nas unidades básicas de saúde do município.




  • Imprimir
  • E-mail