Dengue
Vox interno
churrascaria interno

Indígenas venezuelanos ingressam na rede municipal de ensino em Santarém

Weldon Luciano - 01/03/2019

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) confirmou que 37 crianças e adolescentes indígenas venezuelanos da etnia Warao irão iniciar as atividades escolares nesta sexta-feira, 1º de março, na escola municipal Eloína Colares e Silva localizada próxima a Casa de Acolhimento para Adultos e Famílias (Caaf).

 

De acordo com a Semed a medida faz parte da política de acolhimento desenvolvida pelo poder público, por meio da a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras) desde a chegada dos indígenas em setembro de 2017. Eles passarão por atividades lúdicas para que possam criar o despertar de aprender a língua portuguesa, chegando a este momento de inclusão social e aprendizagem.

 

Segundo a diretora da escola, Telma Assis, eles serão divididos em dois grupos. O primeiro, que envolve as crianças deve ser integrado aos demais alunos normalmente. O segundo grupo, formado por alunos com defasagem escolar devem compro uma turma especial.  “Para nós é uma novidade, tendo em vista que não estamos habituados com o idioma deles. Mas, a escola está de portas abertas e a gente está recebendo eles com muita satisfação e vamos integrá-los ao corpo de alunos. A partir de hoje, eles são considerados nossos alunos. Temos as crianças de 4 a 5 anos serão integrados normalmente às crianças da pré-escola. Porém, os que estão em defasagem de idade, teremos uma turma especial”, diz Telma.

 

Calendário

 

O calendário da rede municipal que inicia neste 1º de março e encerra no dia 30 de dezembro, num total de 200 dias letivos e 800 horas que estão amparados na Lei de Diretrizes e Bases (Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996), do Ministério da Educação (MEC). Para cumprir o que determina a Lei, a Semed alega que programou 16 sábados letivos, distribuídos igualmente no primeiro e segundo semestres. Santarém tem 411 escolas da rede municipal e em 2018 contava com 63.463 alunos.

  


  • Imprimir
  • E-mail