pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Prefeitura de Óbidos decreta estado de alerta por causa das chuvas; 1500 famílias estão em áreas que estão ameaçadas

Weldon Luciano - 07/02/2019

A Prefeitura de Óbidos, no oeste do Pará, decretou estado de alerta por conta das fortes chuvas que vem atingindo o município. A informação foi confirmada nesta quinta-feira, 7 de fevereiro, pela Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec). A decisão foi tomada após a divulgação do relatório da Compdec, realizado no início do ano, que apontou o agravamento da situação das áreas de risco mapeadas na zona urbana. Mais de 1500 famílias residem em áreas que estão ameaçadas em três grandes áreas: Rua Antônio Fernandes (bairro de Fátima), Engenho (bairro São Francisco) e o perímetro de extensão das barreiras que vai desde o centro da cidade até o bairro de Santa Terezinha.

 

Ainda segundo a Defesa Civil, medidas de enfrentamento dos danos causados pelas enxurradas e para prevenção de tragédias. Conforme noticiou o Portal OESTADONET, nas últimas horas a cidade foi uma das que registrou chuvas acima de 50 milímetros.

Segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), baseado nas informações obtidas nas estações meteorológicas automáticas, Óbidos alcançou a marca de 52.6 milímetros nas primeiras horas de chuva nesta quinta-feira.

 

Danos

Várias ocorrências em diferentes bairros da cidade foram registradas. No bairro Bela Vista, 4 postes de sustentação da rede elétrica caíram e outros 2 tombaram próximo ao residencial Adonias Silva. O trânsito de pedestres e veículos foi interditado no local pelo Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), até que a empresa concessionária de energia normalize a situação.

Uma casa desabou no final da rua Siqueira Campos no centro da cidade. O imóvel que ficava próximo à barreira já estava interditado pela defesa civil. A família foi retirada a cerca de 90 dias e está recebendo auxílio da Secretaria Desenvolvimento Social por meio do aluguel social. Em breve, uma nova moradia deve ser destinada aos moradores.

Outro registro de dano causado pela enxurrada foi no balneário Curuçambá, distante 7 km da cidade. O material utilizado na obra de recuperação da PA 249 foi levado pela água da chuva para o leito do igarapé Curuçambá, causando o assoreamento.


 

Rio Amazonas

A Defesa Civil também está atenta para a elevação do nível do rio Amazonas em frente à cidade. Nesta segunda, o Amazonas atingiu a marca de 5,39 metros. Apenas 1,21 metros da cota máxima para o período que é de 6,60 metros.




  • Imprimir
  • E-mail