pms maio
Camarão no pão
Banpará

Santarém, Óbidos e Monte Alegre registram chuvas acima de 50 milímetros nas últimas horas

Weldon Luciano - 07/02/2019

Alagamentos esta manhã em diversos bairros de Santarém. Imagens das redes sociais -

A região Oeste do Pará tem registrado fortes chuvas nas últimas horas ultrapassando a marca de 50 milímetros em três municípios: Óbidos com 52.6, Santarém com 79 e Monte Alegre com 90.6 mm.  Os dados foram fornecidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) baseado nas informações obtidas nas estações meteorológicas automáticas instaladas em cada um dos municípios citados. 

 

As medições representa o dobro e no caso de Monte Alegre quase quatro vezes maior do que estava o previsto para o dia, segundo o site clima tempo, que apontou a previsão de 25 mm para esta data. Alenquer e Oriximiná também registraram fortes chuvas, mas não há estações que possam atestar dados exatos neste locais. Alagamentos foram registrados em alguns pontos de Santarém, como o bairro Aeroporto Velho e Uruará.

 

De acordo com o Inmet, cada estação meteorológica de superfície automática é composta de uma unidade de memória central ("data logger"), ligada a vários sensores dos parâmetros meteorológicos (pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade do vento, etc), que integra os valores observados minuto a minuto e os disponibiliza automaticamente a cada hora.

 

A média de chuvas com 50 milímetros ou acima desta mediação estão sendo registradas com frequência. Em janeiro, por exemplo, Santarém registrou pelo menos três chuvas acima desta medição. Ainda segundo o Site Clima Tempo, a previsão de chuvas para os próximos dias nestas cidades é de 28 milímetros para esta sexta-feira, 8 de fevereiro. Para o sábado e domingo, a previsão é de que as chuvas registrem 29 e 30 milímetros, respectivamente.   


  • Imprimir
  • E-mail