pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

CELPA é alvo de 40 ocorrências em 2018, diz Procon em Santarém; Já são mais 6 mil em todo o Estado

Weldon Luciano - 18/12/2018

O Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Pará (Procon/PA) já teve 6500 reclamações contra a Centrais Elétricas do Pará (Celpa) registradas até o mês de novembro de 2018. Segundo o órgão, a maioria é sobre variações no valor de um mês para o outro. Em Santarém, no mesmo período, foram registrados 40 ocorrências, deixando a empresa na liderança do ranking.



Embora o número seja alarmante, ele ainda é menor do que o total registrado em 2017 quando as reclamações chegaram a 9 mil. De acordo com o Procon, a concessionária em Santarém é alvo   de ocorrências que envolvem cobrança abusiva, mediante constrangimento (2 casos), cobrança indevida /abusiva (33 casos), recusa injustificada em prestar serviço (3 casos), serviço em desacordo com norma/lei (1 caso) e Termo de Ocorrência de Irregularidade (1 caso).



Movimento Fora CELPA e os altos preços

Em todo o estado, o movimento chamado Fora CELPA vem ganhando força. A CELPA tem sido alvo de constantes manifestações em redes sociais e em espaços públicos, com muitas as denúncias feitas no Procon, nas quais reclamam, entre outras coisas, de cobranças com indícios de superfaturamento nas contas de energia elétrica e também na iluminação pública.


O Governador eleitor do Pará, Helder Barbalho, por meio de uma rede social durante o fim de semana, se posicionou sobre o alto preço da energia paga pelo consumidor no Estado. Indagado por usuários do Twitter, ele ressaltou que pretende dialogar com a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) para rever alternativas, levando em conta que o Pará possui duas das maiores hidrelétricas do Brasil (Belo Monte e Tucuruí), exporta energia para outros estados e mesmo assim paga as maiores taxas praticadas no mercado. “Sem dúvida, este é um tema que preocupa a todos nós paraenses, estarei dialogando com a ANEEL para dar solução a isto, não é possível sermos produtores de energia e pagarmos tão caro e termos péssima qualidade”, publicou Helder em seu perfil.




  • Imprimir
  • E-mail