cartão afinidade banpara abril 2024

24ª Caminhada de Fé com Maria reúne milhares de fiéis católicos em mais de 37 quilômetros de trajeto

Weldon Luciano - 01/12/2018

Descida da romaria na serra do Piquiatuba, em 1999. Foto/arquivo: Alfonso Jimenez ( in memmoriam ) -

Neste fim de semana, nos dias 2 e 3 de dezembro, acontece a 24ª Caminhada de Fé com Maria. A romaria, que faz parte da programação oficial do Círio da Conceição, sai neste sábado (2)  do Campo Nogueirão, município de Mojuí dos Campos, e encerrará na Praça da Matriz, município de Santarém já na manhã do domingo (3). Os fiéis vão fazer um percurso de 37 km. É importante ressaltar que, o trajeto foi alterado devido às obras na Av. Tapajós, ficando assim: PA-431, BR-163, Av. Cuiabá, Av. Rui Barbosa, Trav. Benedito Magalhães, Av. Tapajós até a Praça da Matriz.

 

Os coletivos levarão os romeiros até o local da estarão em dois pontos: o primeiro na Avenida Marechal Rondon em frente à Igreja de Nossa Senhora Aparecida e o outro na Travessa Silva Jardim sentido Avenida Presidente Vargas. Ao todo, 88 ônibus serão disponibilizados para fazer o transporte. A tarifa nos coletivos será de R$ 6 com valor pago dentro dos ônibus.

 

Uma portaria da Superintendência de Polícia Civil do Baixo Amazonas proíbe a venda de bebidas alcoólicas em Mojuí dos Campos e imediações durante a Caminhada. As Polícia Civil e a Polícia Militar vão realizar fiscalizações durante todo o trajeto com o objetivo de evitar confusões durante o evento religioso. Para auxiliar no ordenamento do tráfego, a Polícia Rodoviária Federal estará com equipes controlando o fluxo de caminhantes e veículos.


De acordo com a coordenação, em 2017, cerca de 100 mil pessoas estiveram participando da romaria. Para o não de 2018, a coordenação tem a estimativa de que 120 mil possam acompanhar a imagem da santa até o elevado. A cada ano que passa esse número de caminhantes aumenta. Estimamos que sejam cerca de 20 mil pessoas a mais do que ano passado. “A expectativa para o evento são as melhores possíveis. Já acertamos os últimos detalhes e está tudo sendo feito com o apoio dos parceiros de sempre, poder público municipal de Santarém e de Mojuí dos Campos, além dos órgãos de segurança e demais parceiros que todos os anos incentivam essa iniciativa”, diz Caique Barros, um dos coordenadores do evento  




  • Imprimir
  • E-mail