Poupança banpara abril 2024

Devoção à Nossa Senhora da Conceição leva santarenos às ruas para o maior Círio fora da capital paraense

Weldon Luciano - 25/11/2018

Imagem de Nossa Senhora da Conceição, neste domingo, antes do início do Círio. Foto: Rosa Rodrigues -

O Círio de Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Diocese de Santarém, acontece neste domingo, 25 de novembro. Com o tema “Maria, Mãe dos Caminhantes”, esta é a centésima vez que os fiéis católicos celebram a romaria, que é a maior manifestação religiosa do estado fora da capital paraense.  A programação inicia às 6h com a Missa dos Cordeiros em frente à Igreja São Sebastião, e às 7h inicia a grande caminhada.

De acordo com a diocese, estão programadas 23 homenagens em aproximadamente 7,5 km, pelas seguintes ruas: Rua dos Artistas (Praça São Sebastião), Avenida Rui Barbosa, Avenida São Sebastião, Avenida Cuiabá, Avenida Tapajós e Praça da Matriz. Na chegada ao elevado da Praça acontece uma celebração eucarística.

A primeira leitura será na Rádio Rural de Santarém, o Salmo vai ser cantado na Igreja Nossa Senhora de Fátima e a segunda leitura será no Detran. Na chegada ao elevado terá o cântico do Glória e a aclamação ao Evangelho, depois a liturgia segue normalmente.

Em 2017, mais de 200 mil pessoas caminharam com a Virgem da Conceição, segundo a estimativa do Corpo de Bombeiros, baseada nas imagens registradas pelo helicóptero Guardião. O levantamento leva em conta o número de pessoas por metro quadrado e a extensão das ruas por onde o Círio passou. A coordenação estima que o número de fiéis de 2018 possa ser consideravelmente superior ao do ano passado devido a temática especial da centésima edição, além da expectativa da vinda de um número significativos de turistas. A previsão é de que a imagem chegue ao elevado da matriz por volta das 11h.

Círio de Nossa Senhora da Conceição z em 2/27. Foto: Agência Santarém

Transporte

Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMT) as empresas de transporte coletivo urbano devem atuar com a demanda de frota de dia útil para atender a população. No dia 25 a partir das 5h será alterado o itinerário de todas as linhas do circuito da Avenida Mendonça Furtado/Rui Barbosa na Praça dos Três Poderes, com retorno de todos os veículos pela Avenida Mendonça Furtado até a Praça da Liberdade, onde deverão retornar pelo mesmo eixo, até que o policiamento ostensivo da Divisão de Operação e Fiscalização (DOF) indique nova rota a ser seguida. 

Arrecadação para Campanha Natal Sem Fome 2018

Durante o Círio 100 de N. Sra. da Conceição, a Pastoral do Menor da Diocese de Santarém estará coletando alimentos não perecíveis para a Campanha Natal Sem Fome 2018.  São cinco pontos de coleta: Praça São Sebastião, Colégio Dom Amando, Convento São Francisco, Paróquia N. Sra. de Fátima e Mercadão 2000. A entidade tem a meta de arrecadar 25 toneladas de alimentos não perecíveis para atender duas mil famílias.




  • Imprimir
  • E-mail