Poupança banpara abril 2024

Prova do Enade acontece neste domingo; cerca de 1 mil universitários devem participar em Santarém

Weldon Luciano - 20/11/2018

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), que avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos acontece neste domingo, 25 de novembro em todo o país. De acordo com a coordenação do exame em Santarém, cerca de 1 mil universitários devem participar em dois locais de prova, na Universidade Federal do oeste do Pará: Campus Rondon e o Campus Tapajós.  

 

Segundo o coordenador local, o índice de abstenção deve ser o mesmo do ano passado, abaixo de 10%, devido a obrigatoriedade da prova. O acadêmico que não comparecer pode não receber o diploma no tempo desejado. “A expectativa é de que tenhamos um alto índice de participação, pois o exame interfere diretamente na carreira do acadêmico. Esperamos que seja uma prova tranquila porque ela é baseada em questões especificas de cada curso e não tem a função de eliminar ninguém e sim medir o nível de aprendizado nos cursos avaliados e consequentemente atualizar o ranking das universidades”, diz André Bernardo.  

 

Segundo o que apurou a reportagem do Portal OESTADONET, o Centro Universitário Luterano de Santarém (CEULS/ULBRA) terá 146 acadêmicos, sendo 136 pelo curso de direito e 10 pelo curso de serviço social. A Universidade da Amazônia (Unama) contará com 331 acadêmicos, sendo 168 de direito, 15 de jornalismo, 75 de ciências contábeis e 73 de administração. A Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) informou que terá 116 participantes, sendo 60 de ciências econômicas e 56 em direito. O Instituto de Ensino Superior (IESPES) informou que 180 alunos farão a provam representando os cursos de logística, contabilidade, jornalismo, administração e psicologia. A Unip não informou o quantitativo de alunos.    

 

O Enade será aplicado a 550 mil estudantes de cursos de 27 áreas do conhecimento em todo o território nacional. O exame é o principal componente para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior. A cada ano, o exame avalia um grupo diferente de cursos superiores. A avaliação se repete a cada três anos.

 

As áreas que serão avaliadas em 2018:

 

Grau de Bacharel: Administração; Administração Pública; Ciências Contábeis; Ciências Econômicas; Comunicação Social – Jornalismo; Comunicação Social - Publicidade e Propaganda; Design; Direito; Psicologia; Relações Internacionais; Secretariado Executivo; Serviço Social; Teologia; Turismo.

 

Grau de Tecnólogo: Tecnologia em Comércio Exterior; Tecnologia em Design de Interiores; Tecnologia em Design de Moda; Tecnologia em Design Gráfico; Tecnologia em Gastronomia; Tecnologia em Gestão Comercial; Tecnologia em Gestão da Qualidade; Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos; Tecnologia em Gestão Financeira; Tecnologia em Gestão Pública; Tecnologia em Logística; Tecnologia em Marketing; Tecnologia em Processos Gerenciais.




  • Imprimir
  • E-mail