Violência interno
Pro refis

Navio mercante atinge barco Capitão Fagner, no rio Amazonas, relata comandante; não houve vítimas

Portal OESTADONET - 12/11/2018

Barco atingido pelo navio; Marinha no local do acidente. Foto: Marinha do Brasil -

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial de Santarém (CFS), recebeu a informação, nesta segunda-feira (12) que o barco a motor Capitão Fagner V pode ter sido abalroado por um Navio Mercante, por volta de 1h30 de hoje, nas proximidades da comunidade de Urucurituba, no rio Amazonas, cerca de 20km de Santarém.

A informação foi repassada à Marinha pelo próprio comandante da embarcação que saiu, aproximadamente, meia-noite, de Santarém para a comunidade Cabeça D'Onça. Havia somente 4 pessoas a bordo. Não houve vítimas fatais ou poluição hídrica.

A Marinha informou ao Portal OESTADONET que foi aberto inquérito marítimo para apurar as causas do acidente e comprovar se realmente o barco foi atingido por um navio mercante, e ainda, identificar os responsáveis.

A Equipe de Inspeção Naval deslocou-se imediatamente com a Lancha Tucunaré II para o local da ocorrência, prestando assistência aos tripulantes que se encontravam na tolda da embarcação naufragada, sem escoriações. A CFS vai abrir um Inquérito Administrativo de Fatos da Navegação para apurar as causas e responsabilidade do acidente.


A Marinha do Brasil ressalta a importância da população participar ativamente nesse esforço de fiscalização, informando qualquer situação que possa afetar à segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao meio hídrico.


A Capitania Fluvial de Santarém possui uma base de Inspeção durante 24 horas e qualquer informação que afete a segurança da navegação deve ser repassada por meio dos telefones  (93) 3522-2870. Existe também o telefone 185 para emergências marítima/fluviais.


  • Imprimir
  • E-mail