cartão afinidade banpara abril 2024

Perfuga: juiz afasta diretor do Instituto de Música Wilson Fonseca e determina nova eleição

Weldon Luciano - 25/10/2018

Promotor Rodrigo Aquino confere documentos no interior do Instituto Maestro Wilson Fonseca. Foto: Weldon Luciano/Portal OESTADONET -

O juiz Romulo Brito, da 2ª Vara Criminal de Santarém, determinou o afastamento do gerente do Instituto Maestro Wilson Fonseca, José Agostinho  Fonseca Neto, pelo prazo de 180 dias, inclusive com proibição de manter contato com os integrantes da Banda Sinfônica e proibição de acesso às dependências do Instituto, até ulterior deliberação.

O juiz determinou, também, ao diretor, a entrega do cartão e senha que movimenta a conta do Instituto, e deferiu o prazo de 15 dias para que seja eleita nova diretoria, provisoriamente, se os integrantes assim entenderem.

 

LEIA TAMBÉM: Diretor do Instituto nega irregularidades

 

Denominada “Operação Primeira Arte”, essa é a 10ª fase  da Operação Perfuga, e tem como alvo o Instituto Maestro Wilson Fonseca, investigado por indício de desvio de recurso público do Município de Santarém.

O Ministério Público Estadual, com atuação em Santarém, e Polícia Civil, cumpriram mandados de busca e apreensão, autorizados judicialmente pela 2ª Vara Criminal de Santarém, na manhã desta quinta-feira (25).

O referido Instituto é beneficiado com recurso público municipal, decorrente da Lei Nº 15.939, de 21.03.1997. A Lei estabeleceu o limite máximo de 50 bolsas e tem como destinatário somente integrantes da Banda Sinfônica.

Pelas investigações, pessoas ligadas ao Instituto estariam, em tese, apropriando-se ilegalmente de parte da bolsa cultural, além de contemplar, indevidamente, pessoas estranhas aos integrantes da Banda Sinfônica com esse recurso público.

O nome da Operação, “Primeira Arte”, é uma referência à música, como a primeira das manifestações artísticas culturais mais conhecidas, a exemplo do cinema, classificado como a “sétima arte".

A investigação apura fatos ilícitos praticados, em tese, pelos gestores do Instituto Maestro Wilson Fonseca.

Está sendo apurada, também, a forma de aquisição dos instrumentos e que tipo de doações foram recebidas. A direção do Instituto esta mostrando ao promotor os arquivos sobre movimentação financeira e bolsas de estudos.




  • Imprimir
  • E-mail