cartão afinidade banpara abril 2024

Capitania Fluvial de Santarém realiza resgate de paciente com fratura exposta, no Rio Amazonas

Weldon Luciano - 24/09/2018

Um resgate de paciente feito pela Capitania Fluvial de Santarém, nesta segunda-feira, 24 de setembro. Trata-se de Nildison Marcelo da Silva Monteiro, 24 anos, vítima de fratura exposta, por queda de bicicleta, ocorrido na Comunidade Nova Sociedade, distante 4 horas da cidade de  Santarém.

De acordo com a capitania, o pedido de socorr0 foi emitido por volata das 12h15 pelo barco Motor Comandante Ralisson que navegava pelo Rio Amazonas. Em seguida, a Lancha Tucunaré II partiu com enfermeiro para prestar os primeiros socorros, efetuando tala na perna e curativos. Posteriormente, o paciente foi resgatado pela Marinha do Brasil, na Comunidade de Pinduri, cerca de 15 minutos da Base Flutuante da Capitania, sendo conduzido até a Praça Tiradentes para ser levado por uma equipe do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) ao hospital mais próximo.

A Marinha do Brasil ressalta a importância de a população participar ativamente nesse esforço de fiscalização, informando qualquer situação que possa afetar à segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e vias navegáveis ou que represente risco de poluição ao meio hídrico. Segundo o Capitão dos Portos de Santarém, Capitão de Fragata Ferreira, “o resgate dessas pessoas é motivo de muita alegria para nós e orgulho de estarmos sempre a postos para poder cumprir a salvaguarda da vida humana nos rios da nossa jurisdição”.

A Capitania Fluvial de Santarém possui uma base de Inspeção durante 24 horas e qualquer informação que afete a segurança da navegação deve ser passada para nós, por meio dos telefones (3522-2870). Existe também o telefone 185, para emergências marítima/fluviais.




  • Imprimir
  • E-mail