cartão afinidade banpara abril 2024

Trânsito de Santarém terá sistema avançado de fiscalização eletrônica a partir de 2019

Weldon Luciano - 20/09/2018

O trânsito de Santarém, oeste do Pará, passará a contar com recurso tecnológicos de ponta que devem auxiliar na fiscalização para combater as infrações. De acordo com a Secretaria Municipal de Trânsito (SMT) serão definidos 25 pontos que serão monitorados por câmeras que devem punir aqueles condutores que desrespeitam os limites de velocidade, “furam” semáforos ou que avançam a preferencial tanto de cruzamentos quanto a faixa de pedestres.

“É um sistema que vai auxiliar na fiscalização do trânsito com o objetivo de executar o serviço com mais eficiência. Santarém tem uma frota de mais de 100 mil veículos na cidade, o efetivo de agentes é insuficiente diante da demanda e temos muitas ocorrências como avanços de semáforo, de preferencial, de faixa de pedestres e os índices de acidentes tem aumentado por conta destas situações que ocorrem aonde muitas vezes o agente não pode estar permanentemente. A fiscalização eletrônica então passaria a funcionar 24 horas em tempo real por meio de equipamento fixos. O município vai buscando alternativas para deixar o trânsito mais seguro e eficiente”, diz o secretário da SMT, Paulo de Jesus.

A SMT ressalta que o talão de papel será extinto, sendo substituído pela notificação eletrônica. “Os agentes não usarão mais o talão de papel para fazer o registro da ocorrência, ele usará um smartphone que vai gerar um talão eletrônico de registro diretamente no sistema. O condutor receberá a notificação em sua casa e terá o prazo para fazer sua defesa como hoje funciona”.

O contrato estabelece um sistema completo que deve ser implementado ao longo dos anos, levando em conta a grande quantidade de cruzamentos que a cidade tem, com um projeto orçado em R$ 100 milhões. Por uma questão de custos, inicialmente está previsto a utilização de 15 equipamentos de monitoramento de avanço de faixa de pedestre e de preferencial e outros 10 de monitoramento de velocidade, além de smartphones para uso dos agentes e um radar móvel que deve ser incluído em uma das viaturas. Tudo ao custo de R$ 100 mil. “ Por uma questão de custos, os serviços não serão contrato ainda em sua totalidade. Itens deste contrato serão colocados em funcionamento e gradativamente ele vai ser ampliado”, diz o secretário.  

Os agentes passarão por treinamento, em especial, a equipe técnica que fazer a convalidação e o processamento destas notificações. A instalação do sistema deve ser concretizada em aproximadamente 90 dias e já no início de 2019 a fiscalização eletrônica já passa a valer. “Temos este período para preparar a equipe e também informar a população com o objetivo de esclarecer como funciona, pois, se trata de um sistema novo. Assim que os pontos forem definidos a sinalização será reforçada até para que o condutor possa estar ciente de tudo”, conclui Paulo de Jesus.

A vencedora do processo licitatório foi a empresa Atlanta tecnologia de informação. Sediada na região nordeste, na cidade de Fortaleza, a Atlanta foi fundada em 1994 e vem desenvolvendo soluções para diversas necessidades no segmento de controle de tráfego. Ela já atua em cidades do Pará, entre elas Parauapebas e agora Santarém.




  • Imprimir
  • E-mail