Juruti e Oriximiná registram maiores índices de fechamento de postos de trabalho na região em 2018

Weldon Luciano - 20/09/2018

A região oeste do Pará tem registrados números positivos na geração de emprego, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). De 11 municípios analisados, oito apresentam criação de novos postos até julho deste ano: Santarém (663), Altamira (558), Itaituba (210), Óbidos (64), Monte Alegre (55), Rurópolis (48), Almeirim (39), Alenquer (33) e Uruará (27). Juruti e Oriximiná apresentaram uma redução de empregos formais, sendo 331 e 320 vagas a menos nos municípios, respectivamente.

Na região da Calha Norte, Juruti e Oriximiná estão enfrentando os efeitos da crise econômica e observam forte queda nos empregos formais. Juruti viu diminuir a disponibilidade de empregos no setor de serviços e agropecuária, enquanto Oriximiná registrou a diminuição nos setores extrativista mineral, construção civil, comércio, serviços e agropecuária.

Santarém, por sua vez, tem se destacado na região. Os melhores índices estão nos setores de serviços e agropecuária. Construção civil e comércio estão em baixa, mas não afetam os números finais do levantamento.

Segundo o Caged do Ministério do Trabalho, o município registrou de janeiro a julho de 2018, 663 novos postos de trabalho enquanto no mesmo período em 2017 foram apenas 369. De acordo com o levantamento, o registro é 80% maior. Para se ter uma ideia, o número é maior do que o registrado no ano de 2017 inteiro, quando 652 pessoas ingressaram de maneira formal no mercado.




  • Imprimir
  • E-mail