Poupança banpara abril 2024

Justiça eleitoral proíbe panfletagem de candidatos dentro do Çairódromo

Weldon Luciano - 17/09/2018

A justiça eleitoral promoveu nesta segunda feira, 17 de setembro, uma reunião com representantes de partidos políticos na sala do júri  do Fórum de Santarém. O objetivo foi  tirar todas as dúvidas sobre as eleições em 2018, principalmente sobre uso da propaganda eleitoral. O encontro foi aberto e acontece na sala de júri do Fórum da Comarca de Santarém. Nenhum candidato a cargo eletivo com base eleitoral em Santarém esteve presente. A principal determinação é a proibição da panfletagem dentro do çairódromo durante a festa do Çairé. Mas na praça está liberado.

De acordo com Alexandre, chefe do Cartório Eleitoral da 104 Zona, o objetivo é promover um encontro para esclarecer vários pontos sobre o pleito. “ Consideramos a reunião como positiva uma vez que é a oportunidade para esclarecer a legislação e tirar todas as dúvidas, fazendo assim um trabalho de prevenção aos crimes eleitorais”, ressalta Alexandre.

O encontro é o desdobramento da reunião realizada no dia 10 de setembro entre juízes e promotores eleitorais, chefes de Cartórios Eleitorais, Polícia Federal, Polícia Militar, SMT, PRF e Bombeiros, visando a disciplina da fiscalização da Propaganda Eleitoral, bem como, a forma de fiscalização de atos ilegais nas eleições deste ano. 

A fiscalização já começou, mas será intensificada durante os festejos do Çairé até o dia das eleições com ações para impedir a boca de urna e a compra de votos, tanto nas cidades de Santarém, Mojuí dos Campos e Belterra quanto nos seus interiores (planalto e área de várzea).

“ É importante que os candidatos conheçam como vai ser o trabalho não só no dia das eleições como durante a campanha. O evento serviu para tirar as dúvidas existentes e transmitir várias informações sobre o que pode e o que não pode com o objetivo de garantir uma eleição tranquila e transporte em nossa cidade”, diz Rodrigo Aquino, promotor do Ministério Público do Pará.

Para o Çairé, as autoridades entendem que a campanha pode acontecer desde que sejam respeitadas as normas. A maior proibição será a panfletagem  dentro do çairódromo. “ Vamos fazer uma grande fiscalização  no sentindo de orientar e coibir o que estiver errado. Pode a manifestação de acordo com a lei, nos horários e condições permitidas”, conclui o promotor.





  • Imprimir
  • E-mail