pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

83ª Zona Eleitoral realiza treinamentos com mesários para eleições 2018

Weldon Luciano - 06/09/2018

Mesários convocados pela 83ª Zona Eleitoral, estão participando de treinamento na sede do Cartório Eleitoral, em Santarém, oeste do Pará. Ao todo, são 640 pessoas, que ocupam os cargos de presidentes de seção e primeiros mesários que estão sendo submetidas a uma série de atividades com o objetivo de ficarem aptas a proceder da melhor forma, garantindo a transparência e a organização do pleito. Iniciado na segunda-feira (3), o treinamento deve encerrar na sexta-feira (7).

No dia da votação, serão 1.280 voluntários atuando também em outras funções, como as equipes volantes e os fiéis depositários que devem receber essas urnas. A zona conta com 319 seções e 11 pontos de transmissão de dados

A Justiça eleitoral promove treinamentos na modalidade presencial e a distância. De acordo com Roberto Costa, chefe de cartório da 83ª Zona, o treinamento é composto por uma cargo horária mista de exercícios práticos e teóricos.

“O treinamento é dividido em dois momentos, sendo a teoria, aonde os mesários assistem vídeos com orientações de como proceder no dia da eleição, no início e no fim da votação.  Em seguida, ocorre a parte prática que envolve exercícios para saber como se manuseia a urna, retirar a zerésima e iniciar a votação. No momento em que encerrar a votação, eles precisam saber quais são os procedimentos de impressão”.

Antes de abrir a urna para receber o voto do eleitor, o presidente da mesa receptora de votos ligará a máquina às 7h30 na presença dos mesários e fiscais de partidos políticos. Quando for ligada, ela emitirá o relatório chamado “zerésima”, que traz toda a identificação daquela urna e comprova que nela estão registrados todos os candidatos e que nenhum deles computa voto, ou seja, a urna tem zero voto

Seguindo a recomendação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) a previsão de que as gerações de mídias das urnas ocorram no dia 19 de setembro e a lacração deve ocorrer no dia 28 de setembro. As datas podem sofrer alterações de acordo com o planejamento definido pelas próprias zonas.  




  • Imprimir
  • E-mail