Poupança banpara abril 2024

Espetáculo Livramento Conta Cascudo será uma das atrações do 11º Salão do Livro em Santarém

Portal OESTADONET - 28/08/2018

O 11º Salão do Livro em Santarém, oeste do Pará, está programado para o período de 7 a 16 de setembro e uma das atrações confirmadas é o espetáculo Livramento narra histórias da vida e obra de Câmara Cascudo. Indicado para adultos, jovens e crianças, a peça será apresentada no domingo, 9 de setembro, a partir das 20h, no Palco Espaço Pérola do Tapajós.

A personagem Livramento narra histórias da vida e obra de Câmara Cascudo, misturando aventuras, molecagens e feitos desse grande escritor, professor e folclorista com alguns dos melhores contos - de enganar a morte, de diabo logrado, de zombaria e esperteza – recolhidos e recriado por ele a partir da nossa cultura popular. 

Do livro que traz na cabeça, ela desfia histórias tocantes e divertidas da meninice de Cascudo no sertão, suas conquistas amorosas na mocidade, seu encontro apaixonado com Dáhlia Freire, com os livros e com a cultura do povo. Fala da amizade e da correspondência mantidas com Mário de Andrade, Villa-Lobos, Guimarães Rosa e Drummond, da rotina de trabalho em sua biblioteca e também das estripulias que armava com as netinhas, com quem dividia chocolates comprados clandestinamente. 

Apaixonada por histórias, pela memória que as gera e pelo livro que as guarda, Livramento traz penduradas em sua roupa tesouros e cacarecos que recolheu das muitas histórias que leu e em outras tantas que inventou. Utilizados durante as cenas, esses elementos ajudam a costurar a história da vida e da obra do escritor: uma garrafinha de náufrago, um barco, uma faca, uma vela, uma cruz, um osso, uma foice, uma flor, uma concha, uma chave, um sino.

Baseada na leitura da gigantesca obra cascudiana e apoiada também nas preciosas conversas com Daliana Cascudo, neta do escritor, a autora Conceição Campos constrói um texto vibrante que, dirigido por Gustavo Guenzburger, transforma-se neste espetáculo em que o encantamento pela obra do escritor contagia a plateia na mesma medida em que vai se revelando para todos a deliciosa criatura que foi Luis da Câmara Cascudo: "- Sou um brasileiro feliz!"

O Salão é organizado pelo Governo Estadual, por meio da Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e recebe apoio da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Cultura (Semc). Dados da Secult apontam que em 2017 o evento movimentou cerca de R$ 1 milhão em negócios e atraiu um público em torno de 65 mil visitantes ao Parque da Cidade - Espaço Pérola do Tapajós, que ocupa uma área de 3.660 metros, local onde foi montado o Salão Literário do Baixo Amazonas.




  • Imprimir
  • E-mail