cartão afinidade banpara abril 2024

Santarém recebeu mais de 40 mil turistas na temporada de cruzeiros, aponta relatório da CDP

Weldon Luciano - 02/08/2018

Catraieiros de Alter do Chão aguardam turistas que desembarcam de navio cruzeiro. Foto: Via Amazônia/Arquivo -

A Companhia Docas do Pará (CDP) divulgou dados da movimentação de passageiros em Santarém durante a temporada 2017/2018. De acordo com os registros, um total de 41 navios passaram por Santarém no período que se estendeu de setembro de 2017 a maio de 2018, sendo que 25 deles atracaram em Santarém e os outros 16 seguiram em direção a vila balneária de Alter do Chão. A estimativa é de que mais de 40 mil turistas tenham passado pela cidade durante a temporada de cruzeiros.

A CDP ressalta em seu relatório, que além do aumento do quantitativo de embarcações em relação a temporada anterior, o comprimento dos navios tem sido maior também, variando entre 200 e 250 metros. O estudo aponta 43.249 turistas que estiveram na região, sendo 27.847 passageiros e 15.402 tripulantes. Deste total, o porto da CDP recebeu 27.002 pessoas, sendo 17.397 passageiros e 9.605 tripulantes.

Ainda segundo a CDP, 70% dos turistas durante a temporada foram americanos e 30 % europeus (20% provenientes da Inglaterra). Os navios provenientes dos Estados Unidos têm como origem, as regiões do Alasca e da Flórida. Os demais têm origem da região de Southampton (sul da Inglaterra), que incluem ainda em seus destinos, a região do Caribe.

Muitos turistas, principalmente os americanos escolhem Santarém como destino em função do conteúdo histórico que o município oferece, tendo sido um grande polo da borracha e que recebeu diversas famílias norte americanas. Outra motivação que atrai os turistas, são as belezas naturais que podem ser encontradas em pontos turísticos como a Floresta Nacional do Tapajós, (Flona), o encontro das águas dos rios Tapajós e Amazonas, o Lago do Maicá, além das praias e o centro histórico da cidade.




  • Imprimir
  • E-mail