pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Concursos aquecem o mercado de cursos preparatórios em Santarém

Portal OESTADONET - 01/05/2018

Créditos: Foto: professor Andrei Alan - Hidrogênio

Mesmo num cenário de incertezas, provocado pela recessão econômica do país e a diminuição no número de vagas, o mercado de cursos preparatórios em Santarém nunca esteve tão aquecido como em 2018. Editais abertos, concursos em andamento ou outros que já tem previsão de se realizar aumentam a disputa entre candidatos e uma boa preparação é fundamental para conquistar a vaga no serviço público e a tão sonhada estabilidade.

Somente o Governo do Estado do Pará vai ofertar 5.765 vagas em 22 concursos públicos neste ano. Na área federal, os candidatos já se animam, pois foi autorizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a realização de concurso para preenchimento de 600 vagas para a Polícia Federal. Atualmente, dois concursos disputam a preferência dos candidatos: o do Banco do Estado do Pará (Banpará), cuja prova será realizada no próximo domingo (06/05) e o da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), com data de provas objetivas e discursivas marcadas para o dia 03 de junho, específico para docentes.

À reportagem do Estado.Net, o professor Andrei Alan, dono do curso Hidrogênio, especializado em concursos públicos, disse que a procura aumentou bastante em 2018. Atualmente, 500 alunos estão matriculados nas turmas de preparação aos concursos do Banpará e da Seduc. "Temos hoje 100 alunos nas turma do Banpará, geralmente universitários, na faixa etária entre 20 e 40 anos, e 400 alunos da Seduc, a maioria com mais de 40 anos", informou.

A grande quantidade de alunos pode ser bem vantajosa aos cursos. Os quatro principais cursos de Santarém estão cobrando em média R$ 200,00 de mensalidade, por três ou quatro meses de preparação. Além da vontade de ser aprovado, o valor exige de muitos candidatos planejamento para não comprometer as finanças pessoais, como é o caso de Lorena Martins, de 20 anos, que fará pela primeira vez uma prova de concurso.

"É a primeira vez que vou fazer uma prova de concurso para buscar uma carreira. O valor das mensalidades pesou um pouco, porque como ganho um salário mínimo tive que cortar algumas coisas para poder me matricular. Se Deus quiser o esforço será recompensado", disse a operadora de caixa de um supermercado.




  • Imprimir
  • E-mail