pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Índios munduruku impedem realização de audiência pública da Ferrogrão em Itaituba

Portal OESTADONET - 05/12/2017

Créditos: Indígenas barram audiência em Itaituba (PA). Foto: Barbara Dias/Cimi Norte 2

Cerca de 90 indígenas do povo Munduruku bloquearam as entradas da Faculdade de Itaituba na manhã de segunda-feira(4), em Itaituba, no Pará, para impedir a audiência pública que discutiria a implementação da Ferrovia EF-170, conhecida como Ferrogrão, segundo informa o Conselho Indigenista Missionário(CIMI). O empreendimento impacta seus territórios e eles não foram previamente consultados.

A capacidade da Ferrogrão - nome atribuído à ferrovia -, que tem extensão estimada em 1,2 mil quilômetros desde São Lucas do Rio Verde seria da ordem de 60 milhões de toneladas de grãos ao ano. De Miritituba, as cargas seriam levadas em barcaças para terminais aptos a receberem navios em Santarém, Itacoatiara e Barcarena (PA) e Santana (AP).

A audiência proposta pela Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) estava marcada para iniciar às nove horas de hoje em um dos auditórios da faculdade particular, mas até o início tarde, nenhum representante da Agência Nacional de Transportes Terrestres(ANTT) compareceu ao local. A audiência não foi realizada.

Antes do início do expediente, às seis horas, os indígenas bloquearam todas as entradas da instituição e afirmam que só liberarão as entradas quando tiverem a confirmação de que a audiência está definitivamente cancelada - como já recomendou o próprio Ministério Público Federal (MPF). Em função da ocupação, as aulas na instituição foram canceladas.

“Só vamos sair daqui quando nos disserem que a audiência não vai acontecer, se não disserem isso não vamos sair daqui. Eles nunca consultaram nós. Temos um protocolo de consulta e eles não podem passar por cima dele. Por isso nós estamos aqui também”, explica Valto Dace Munduruku, cacique da aldeia Dace Watpu, na Terra Indígena (TI) Sawré Muybu.

Para esta terça-feira(5), está marcada audiência pública em Novo Progresso.

(Com informações de Barbara Dias/Cimi Norte 2 e Tiago Miotto)

 




  • Imprimir
  • E-mail