Dengue
Vox interno
churrascaria interno

Semma adia operação de combate à pesca predatória no Ituqui e Maicá

Portal OESTADONET - 08/05/2018

Em reunião realizada no Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental(CIAM), na segunda-feira(7), a Secretaria de Meio ambiente Vânia Portela prometeu que a Semma “vai fazer um cronograma de finalização na região do Ituqui” e que participará da reunião dos coordenadores de pesca da Z-20, no dia 15 de maio para ouvir os pescadores sobre a invasão dos Lagos em Santarém”. 

Enquanto a nova reunião não ocorre, os ribeirinhos continuam realizando de forma voluntária fiscalizações nos lagos. O pedido dos moradores é que as fiscalizações sejam rigorosas e aconteçam com frequência nos lagos com incidência de invasões e conflitos devido a pesca predatória com arrastão.  

A Colônia de Pescadores Z-20 protocolou no dia 12 de abril deste ano um documento junto à Semma solicitando uma audiência entre o órgão municipal e os representantes. No documento citaram casos que tem preocupado a comunidade, como os frequentes conflitos gerados pela invasão de desconhecidos em áreas com acordos de pesca definidos.

Armados, muitos entram nos lagos para praticar a pesca predatória e furtar gado da região. Em 2016, em confronto com a polícia militar que recebeu denúncias do roubo de gado na região, cinco homens morreram na troca de tiros com a guarnição. 

À época, de acordo com a PM tudo ocorreu na noite de quinta (19/05/2016) quando a guarnição que foi apurar a denúncia, percebeu uma embarcação que estaria transportando os animais levados de uma fazenda na comunidade São Benedito, na região do rio Ituqui. Os suspeitos teriam atirado na lancha da polícia e foram baleados.

Três dos cinco suspeitos foram identificados: Natalino Lopes, de 22 anos, Elvis Correa Miranda, de 38 e Antônio Sousa da Silva de 39 anos. episódio, este ocorrido na região do Lago do Maicá, envolvendo um pescador que foi morto a tiros enquanto realizada a pescaria preocupa os moradores da comunidade Ituqui que fica próxima a Santarém. O nome da vítima não foi revelado. (Com informações de Sâmela Bonfim)


  • Imprimir
  • E-mail