Doe Sangue
Não a Violencia
Aniversário STM

Adepará anuncia retirada de vacinação contra aftosa após doença ter sido erradicada na região Oeste do Pará

Portal OESTADONET - 19/02/2018

Créditos: Luiz Pinto, diretor-geral da Adepará. Foto: Whathsapp/Bena Santana

O diretor-geral da Agência de Defesa Agropecuária do Estado, Adepará, Luiz Pinto, anunciou, durante encontro com produtores rurais  na posse da nova diretoria bdo Sindicato Rural de Santarém, na última sexta-feira (16), que a partir deste ano o controle sanitário do rebanho bovino no estado será feito no estado sem vacinação contra a febre aftosa.
Há mais de uma década a Adepará intensificava a vacinação do rebanho, por exigência sanitária, depois que casos de febre aftosa da foram detectados em Monte Alegre e Belterra, na década de noventa.
Há cinco anos, a vacinação em massa fez com que a região fosse considerada área livre de aftosa, mas com imunização, o que agora, segundo Luiz Pinto, não será mais necessária.

" Iniciamos um processo de retirada da vacinação dos aninais. O Pará entra em um novo projeto que agora é a área livre de aftosa sem vacinação. Já somos área livre com vacinação aqui no Oeste do Pará e nosso projeto é buscar a área livre sem vacinação, num período que vai até 2020. Este é um projeto nacional onde Santarém se insere, afirmou Pinto.

Luiz Pinto lembrou que a imunização do rebanho aqui na região evoluiu para uma cobertura de quase cem por cento. " Quando a Adepará começou a funcionar, a cobertura vacinal chegava a 60 por cento. Hoje aqui em Santarém, a cobertura é de 99 por cento. A gente vai retirar a vacinação depois de ter induzido o produtor ba vacinar o rebanho.

O diretor-geral da Adepará explicou que uma das vantagens para o produtor de gado de uma área considerada livre de aftosa sem vacinação, é o preço da carne no mercado internacional. " O produtor de carne do estado do Pará vai buscar novos mercados, que são da Coreia do Sul e Japão, que pagam quatro vezes mais que a carne que é declarada com vacinação", ressaltou Pinto.


  • Imprimir
  • E-mail