Doe Sangue
Não a Violencia
Aniversário STM

Segundo ataque de cães a crianças em Santarém em menos de dois anos

Portal OESTADONET - 23/01/2018

Créditos: Imagem meramente ilustrativa.

Em menos de dois anos ocorreu, segunda-feira(22), o segundo ataque de cães de famílias a crianças em Santarém. Rafael,  de dois anos, foi atacado por um cão, depois que bateu no animal com um cabo de vassoura. Em 2016, um bebê de 8 meses do sexo feminino morreu após ser mordido por pitbull da própria família, no bairro da Floresta, na periferia da cidade.

No dia 16 de junho de 2016, o animal atacou quando a criança caiu da cadeira de bebê. Ela foi levada para o Hospital Municipal, mas não resistiu e morreu no mesmo dia do ataque do pitbull.

O caso mais recente, no bairro da Nova República, o menino Rafael recebeu mordidas na cabeça e teve ferimentos nos olhos, pálpebras e pescoço. A criança passou por observação no Hospital Municipal, respirava sem ajuda de aparelhos, após ter feito exames de imagens.

O médico veterinário João Alberto, coordenador do Centro de Controle Zoonoses (CCZ), explica quais os cuidados que deve ter todo aquele que cria animais domésticos, como cães e gatos, para evitar ataques: “ O ser humano pode conviver sem problemas com esses animais, desde que estes estejam vacinados, com assistência veterinária, em boas condições de moradia pata que esses naõ possam transmitir zoonoses. No caso de agressão de animais errantes, a vitima tem que ser vacinada cinco vezes”.

João Alberto alerta para os casos de mordidas de cães. Há risco de contaminação do vírus da raiva animal e o CCZ precisa ser avisado. “Os casos devem ser comunicados ao Centro de Controle de Zonoses para que o animal que atacou um humano fique em observação por dez dias para ver se o ataque foi ou não motivado por animal”, esclarece o coordenador do CCZ.

O menino atacado por um cão de sua família foi transferido para o Hospital Regional da Sespa, em Santarém, onde será submetido a uma cirurgia de recomposição de uma das pálpebras.

 

 


  • Imprimir
  • E-mail