Doe Sangue
Não a Violencia
Aniversário STM

Dezembro -Empurrador da Bertolini é içado e 9 corpos são encontrados, hidroginástica pirata, Jatene salário de dezembro e 13 salário, começam audiências da Perfuga, Hugo Diniz vence consulta para reitoria da UFOPA, Irmão Ronaldo deixa a Pastoral

Portal OESTADONET - 02/01/2018

Jatene garante pagamento de 13º e salário de dezembro no período de 15 a 28 deste mês

O governador Simão Jatene garantiu o pagamento do 13º salário e o salário de dezembro dos servidores estaduais ativos, inativos e pensionistas do poder executivo no período de 15 a 28 de dezembro. Neste final de ano, são mais de R$ 742,3 milhões que serão injetados na economia paraense, informou a secretária de Estado de Administração, Alice Viana.

A parcela única do décimo-terceiro salário será paga pelo governo paraense entre os dias 15 e 20 dezembro, beneficiando 150 mil servidores públicos. Na sequência, terá início o pagamento do salário referente ao mês de dezembro. “O pagamento dos salários de dezembro começa no dia 26 e termina no dia 28. As duas folhas somam mais de R$ 1,5 bilhão circulando na economia”, assegurou a secretária.

Após 22 dias, operação de içamento do empurrador da Bertolini é concluída

A empresa holandesa Smit concluiu na manhã desta terça-feira(5) o içamento do empurrador da Bertolini que naufragou no Rio Amazonas, dia 2 de agosto, após colisão do comboio de balsas que conduzia com o navio mercante Mercosul Santos.

A operação durou 22 dias, desde a chegada dos equipamentos da Holanda. 

Os peritos criminais do laboratório forense do CPC Renato Chaves iniciaram nesta segunda-feira (11) o exame de DNA que identificará as nove vítimas do acidente com o empurrador TBL CXX, ocorrido no dia 2 de agosto deste ano, próximo do município de Óbidos, no Baixo Amazonas. Os materiais genéticos das vítimas e de seus familiares chegaram ao Centro na manhã do último dia 8.

Os materiais foram coletados na unidade regional do Centro de Perícias de Santarém, para onde os corpos foram encaminhados, e ficarão armazenados em câmaras frigorificas até a conclusão do exame.

Para que o material dos familiares fosse coletado, já que três residem nos Estados do Maranhão, Amazonas e São Paulo, a Unidade Regional de Santarém pediu apoio da Polícia Técnica Científica dos respectivos estados, que encaminhará as mostras diretamente para Belém, com previsão de chegada nos próximos dias. Os demais familiares tiveram seus materiais coletados na própria unidade.

Aulão de hidroginástica em Alter do Chão, mostrado na TV, não foi ministrado por profissional habilitado

O aulão de hidroginástica no Lago Verde, que contou com a participação de integrantes do grupo de maioridade que funciona no Centro de Referência de Assistência Social(CRAS) de Alter do Chão, exibido no programa 'Como Será?' da Rede Globo, no último sábado(2), não foi ministrado por um profissional de educação física, como exige a legislação federal.
Jorge Miranda, representante do Conselho Regional de Profissionais de Educação Física em Santarém, informou nesta segunda-feira(5), que o órgão vai apurar a prática de exercício ilegal da profissão.
O Portal OESTADONET apurou que Raimundo Emídio de Oliveira, que aparece concedendo entrevista e comandando o aulão de hidroginástica à frente do grupo não tem formação superior específica, apesar de possuir uma vasta experiência de forma voluntária em projetos sociais na vila de Alter do Chão,  inclusive aulas de natação para crianças e idosos.
O Portal OESTADONET também apurou que a Secretaria Municipal de Assistência Social(Semtras) já tomou conhecimento da irregularidade e prometeu que, no reinício do projeto, no período de enchente, haverá um profissional qualificado para dar aula de hidroginástica aos idosos.

Vereador Reginaldo Campos renuncia ao mandato para tentar sair da prisão

A estratégia da defesa do vereador Reginaldo Campos aposta que a renúncia ao mandato, apresentada nesta segunda-feira(4) à mesa diretora da Câmara Municipal de Santarém, vai facilitar a liberação do parlamentar, que cumpre duas prisões preventivas.

Reginaldo, segundo seus advogados, ao se afastar do mandato faz um gesto à Justiça de que não vai interferir nas investigações da Operação Perfuga, que lhe levou a cadeia no dia 7 de julho, no primeiro inquérito, e a segunda, pela farra dos combustíveis durante sua gestão na presidência da Câmara.

Fora do mandato, ainda segundo os advogados o vereador, que é acusado de formação de organização criminosa e tráfico de influência para alterar lista de atendimentos no SUS, vai se dedicar exclusivamente a ampla defesa.

Com a renúncia de Reginaldo, assume o primeiro suplente Mano Dadai.

Mais de 200 pessoas devem ser ouvidas em audiência do processo da operação Perfuga

O juiz Rômulod Nogueira de Brito reservou o Salão do Tribunal do Júri para ouvir os depoimentos de 28 réus e de cerca de 180 testemunhas no processo que apura crimes de improbidade administrativa, da Operação Perfuga, iniciada em fevereiro deste ano.

Entre os réus está o ex-vereador e ex-presidente da Câmara, Reginaldo Campos, que está preso há cerca de 4 meses, no quartel do Terceiro Batalhão da PM.

Chapa de Hugo Diniz vence consulta para nomeação de reitor da UFOPA

Ao vencer em duas categorias e obter expressiva votação na terceira, Hugo Diniz lidera a consulta realizada sobre o primeiro nome que deve compor a lista tríplice que foi votada pelo Conselho Superior Universitário(Consun) para encaminhamento ao Ministério da Educação para nomeação do próximo reitor da Universidade Federal do Oeste do Pará( UFOPA).

A consulta foi realizada terça-feira(5) em seis locais de votação nos campi da UFOPA na zona urbana e seis em cidades da região. Votaram professores, alunos e técnicos.

Candidato de oposição, Hugo  Diniz, de acordo com apuração parcial de mais de 85 por cento dos votos não tem mais possibilidade de ser alcançado pelos quatro candidatos concorrentes.

Candidato da chapa 1, formada com Aldenize Xavier, Hugo Diniz venceu com larga margem nas categorias de professores e estudantes. Na categoria dos servidores ficou praticamente empatado com o segundo colocado.

Irmão Ronaldo deixa a Pastoral do Menor para trabalhar com formação de religiosos em Belo Horizonte

O irmão Ronaldo Hein, da Congregação de Santa Cruz, que coordena a Pastoral do Menor da Diocese de Santarém, vai assumir a subcoordenação da casa de formação de religiosos que a entidade vai implantar em Belo Horizonte, a partir de janeiro de 2018.

Irmão Ronaldo chegou a Santarém em 1968 para atuar no Colégio Dom Amando, onde lecionou Ciências e Religião. Antes, em 1965, passou uma temporada no Rio de Janeiro, onde aprendeu a falar português. Mas sua atuação ficou marcada a frente da Pastoral do Menor, entidade que atua há mais de três décadas em apoio a menores em situação de risco social e suas famílias.

"Recebi o convite do irmão paraibano Edson Pereira para auxiliá-lo na implantação de uma casa de formação em Belo Horizonte. Serão três de nossos alunos da Congregação de Santa Cruz que concluíram a formação no Peru e Chile que, agora, vem ao Brasil para cursar Teologia, que precisarão ser orientados por nós", contou irmão Ronaldo, que viaja dia 5 de janeiro para lá.

Santarém sofre com queda de transferência de recursos federais

O município de Santarém, na região Oeste do Pará é um dos municípios do Brasil que tem sofrido com a queda nos valores das transferências de recursos federais, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Fazendo um comparativo entre os anos de 2016 e 2017, conforme dados da Confederação Nacional dos Municípios, até 10 de dezembro de 2017, Santarém registrou uma perda de 8,3% no valor do FPM

Com o Fundeb – recurso distribuído a todos os municípios para aplicação exclusiva na educação básica - não tem sido diferente. A diminuição no valor desse recurso foi de 10%,comparando o ano de 2016 com 2017.

A queda destes recursos federais tem provocado graves desajustes nas contas públicas municipais, mas mesmo com a crise, a gestão atual tem buscado com muitas dificuldades manter o equilíbrio fiscal.


  • Imprimir
  • E-mail