Doe Sangue
Não a Violencia
Aniversário STM

Prefeitura inicia identificação de árvores para coleta de sementes em Santarém

Ascom PMS - 01/10/2017

Créditos: Coleta de sementes destina-se ao viveiro que vai produzir mudas para arborização em Santarém. Foto: Ilustrativa

Como próxima etapa do Plano Municipal de Arborização do Município de Santarém,a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), inicia na segunda-feira (2) a identificação de árvores para coleta de sementes.

A ação conta com a parceria da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor-Bio).

Equipes formadas por técnicos e acadêmicos da Ufopa sairão às 8h da sede da Semma e devem realizar percursos no bairros centrais, a fim de identificarem potenciais espécies que possam servir como fonte de coleta de sementes.

O Plano faz parte do "Projeto Floresta Urbana" desenvolvido a partir dos levantamentos de acadêmicos de Engenharia Florestal da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), na disciplina de Silvicultura Urbana, onde foi identificado a necessidade de um replanejamento da arborização, baseado no número de árvores impróprias para o meio urbano e nos inúmeros conflitos com o mobiliário urbano.

Essas informações contribuirão para a melhoria na interação das atividades mobiliárias particulares, do mobiliário urbano e do acesso humanizado dos pedestres a cidade de Santarém, com sombra e sensação térmica agradável.

Em Santarém aponta-se que existem apenas 17 m² por habitante de cobertura vegetal, arbóreo arbustivo, o que é pouco superior ao recomendado pela Sociedade Brasileira de Arborização Urbana.


  • Imprimir
  • E-mail