Poupança banpara abril 2024

Morre Hélcio Amaral, escritor obidense, ex-vereador e ex-secretário de Cultura de Santarém

Portal OESTADONET - 17/06/2019

Faleceu na manhã desta segunda-feira, em sua residência, em Santarém, aos 79 anos, o contabilista Hélcio Amaral de Souza, natural de Óbidos.

 

Hélcio foi escritor, historiador, secretário municipal de Cultura de Santarém e presidente da Associação Comercial de Santarém.

 

Ele fo vereador eleito pelo PTB, em 1988.

 

Hélcio foi gerente por muitos anos da Casa Paraense, loja de material de construção que já não existe e que era de propriedade do Joaquim da Costa Pereira, empresário já falecido, também.

 

Era membro da Academia de Letras e Artes de Santarém, ALAS, e do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós - IHGTAP.

 

No ano passado, Hélcio lançou o livro 'Contador de Histórias' e estava preparando mais uma publicação.

 

Helcio Amaral lutava contra um câncer há mais de 10 anos.

 

O velório será na capela mortuária da igreja do Santíssimo e o enterro será amanhã.

 

NOTA DE PESAR

 

É com pesar que a Associação Comercial e Empresarial de Santarém, lamenta profundamente o falecimento do Ex-Presidente, Hélcio Amaral de Sousa, ocorrido nesta segunda-feira (17/06), em Santarém.

Presidente da ACES, no biênio 1981-1982, teve a gestão foi marcada por um período de transição econômica, com a redução no comércio de ouro na região e uma forte crise gerada pela queda do preço de produtos como cacau, castanha-do-Pará, juta, pimenta-do-reino e cumaru. A entidade articulou neste período várias ações junto aos órgãos públicos para viabilizar soluções para os produtores.

Uma das bandeiras históricas da casa também estava presente nas reuniões comandadas por Hélcio Amaral: a BR-163. Em vários momentos este tema foi fortemente debatido, considerando o alto custo de frete para a chegada e saída de produtos de Santarém. Sempre muito enfático e coerente, o presidente sonhava com este projeto concluído. Foi vereador e ocupava a cadeira de nº 16 na Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS), além de ser membro do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap).

Em 2017, durante a Festa Melhores do Ano, nossa diretoria reconheceu a contribuição história de Hélcio Amaral com o associativismo através da “Homenagem Especial”.

Aos familiares, nossa solidariedade neste momento!

José Roberto Branco Ramos
Presidente da ACES

 

NOTA DE PESAR

 

A Prefeitura de Santarém manifesta seu voto de pesar e Decreta Luto Oficial pelo falecimento do senhor Hélcio Amaral de Souza, 78 anos, que faleceu na manhã desta segunda-feira, 17, em Santarém.

Hélcio Amaral nasceu em Juruti, morou em Óbidos e fixou residência em Santarém. Grande conhecedor de nossa história, foi um homem público que reuniu vários talentos. Era contabilista de formação, escritor, historiador, empresário e político. Imortal, ocupava a cadeira nº 16 da Academia de Letras e Artes de Santarém (Alas), além de ser membro fundador do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap). Hélcio foi vereador, em 1988, e secretário municipal de Cultura de Santarém. Como comerciante foi presidente da Associação Comercial de 1981-1982.

O prefeito Nélio Aguiar decretou Luto Oficial por três dias.

Que Deus conforte os corações de seus familiares e amigos.

Nélio Aguiar
Prefeito de Santarém

 

------

 

*Esta matéria está sendo atualizada.




  • Imprimir
  • E-mail