cartão afinidade banpara abril 2024

Prefeitura deve realizar audiência Pública para tratar novo modelo de gestão de abastecimento de água em Santarém

Redação - 14/06/2019

A Prefeitura Municipal de Santarém deve realizar uma Audiência Pública para tratar novo modelo de gestão de abastecimento de água. A informação foi confirmada pelo prefeito Nélio Aguiar nesta quinta-feira, 13 de junho. O objetivo é ouvir a demanda da população que tem enfrentado transtornos em diversos pontos da cidade e buscar alternativas para resolver o problema. Um edital deve ser lançado para agendar a data e o local do evento.

 

“A gente deve realizar uma audiência pública e para ouvir a população sobre o tema e estamos em contato com a Cosanpa e o Governo do Estado para tratar sobre a questão da caducidade, mas também buscar um acordo para que se tenha um novo modelo para Santarém no abastecimento de água”, afirma Nélio Aguiar.

 

A justiça negou o mandado de segurança impetrado pela Companhia de Saneamento do Pará (COSANPA), que alega irregularidades no procedimento de intervenção municipal. A Prefeitura sustenta que houve caducidade no cumprimento do contrato com a concessionária.

 

A partir de agora, os serviços públicos de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do município, no ciclo de faturamento de junho, ou seja, as contas a vencer em julho, serão faturadas e cobradas pelo Departamento de Águas e Esgoto (DAE).

 

De acordo com o novo modelo proposto, a Cosanpa deve continuar apenas com a produção de água. A prefeitura, num primeiro momento, vai assumir a distribuição e cobrança de água encanada, e depois, através de licitação, transferir o serviço para a iniciativa privada.

 

“Todo esse esforço visa atender os interesse da população que é resolver problema da falta de água em menos de 2 anos. Queremos também avançar na questão do esgoto e do saneamento para que a gente possa acabar com as fossas e águas servidas circulando à céu aberto”, conclui Nélio Aguiar.




  • Imprimir
  • E-mail