pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Nível do rio Tapajós em Santarém volta a subir e fica a apenas 40 centímetros da marca de 2009

Weldon Luciano - 12/06/2019

O nível do rio Tapajós em Santarém voltou a subir e atingiu nesta terça-feira, 12 de junho, a marca de 7,68 metros. A medição atual está apenas 40 centímetros da obtida no mesmo período em 2009, ano em que houve uma das maiores enchentes na região. Na época, o rio Tapajós se manteve acima dos 8 metros e no dia 12 de junho de 2009 estava com 8,08 metros. Em 2019, as águas permanecem acima da cota de alerta, estabelecida pela Defesa Civil em 7,10 metros. Diante do nível elevado do rio, cartões postais da cidade como a Avenida Tapajós e a orla de Alter do Chão estão inundadas.

 

Ainda segundo a Defesa Civil, que tem monitorado os dados diariamente, a medição do rio está 70 centímetros acima do que foi registrado no mesmo período em 2018, quando o registro era de 6,98 metros. A mediação é feita de acordo com uma régua que atende aos critérios técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA).

 

Em maio, o rio passou a dar sinais de que entraria no chamado repiquete, fenômeno que apresenta uma oscilação do nível com subidas e descidas, estágio que antecede o fim do período de cheia na bacia amazônica. Entre os dias os dias 7 e 14 de maio o nível que estava em 7,52 metros recuou para 7,50 metros. Porém, o que se viu nas últimas semanas foi o retorno da subidas das águas e em pouco mais de 20 dias o rio Tapajós acumulou mais 18 centímetros em seu avanço.  

 

Trechos da Avenida Tapajós, em frente a cidade permanecem inundados e interditados. As bombas de sucção seguem em funcionamento, com o objetivo é minimizar os transtornos. Em Alter do chão, a orla da vila foi tomada e a primeira rua está submersa. A inundação chamou atenção de visitantes e quem procurou o balneário nos últimos dias se deparou com a invasão das águas no calçadão. O rio também cobre algumas barracas da Ilha do Amor. 




  • Imprimir
  • E-mail