pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Governo do Pará institui Grupo de Trabalho para elaboração do Plano Estadual de Saúde

Weldon Luciano - 05/06/2019

Por meio da Portaria Nº 567, de 29 de maio, a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (SESPA) instituiu o Grupo Trabalho para elaboração do Plano Estadual de Saúde (PES) para o período de 2020-2023. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira, 5 de junho.  

 

De acordo com o documento, o grupo deve promover os levantamentos do diagnóstico situacional da Saúde no Estado para identificação e priorização de problemas, elaboração da Análise Situacional de Saúde (ASIS), que será devidamente compatibilizada com as Diretrizes do PES e seus respectivos objetivos, metas e indicadores.

 

Caberá ao Núcleo de Informação em Saúde e Planejamento (NISPAN) a responsabilidade por conduzir o processo de construção do PES, estabelecendo a metodologia necessária para elaboração do Plano.

 

Segundo a SESPA, a medida pretende alcançar também a consolidação de uma cultura de planejamento em saúde, destacando as especificidades do território, as necessidades de saúde da população, a definição das metas a serem alcançadas, bem como as programações de ações e serviços e a conformação de redes de atenção à saúde, contribuindo para a melhoria da qualidade do SUS local e impactando nas condições de saúde da população. 




  • Imprimir
  • E-mail