pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Em Santarém, Rio Tapajós sobe 20 centímetros em 9 dias após repiquete

Weldon Luciano - 24/05/2019

Em Santarém, o Rio Tapajós atingiu a marca de 7,70 metros nesta sexta-feira, 24 de maio. Nos últimos 9 dias foram 20 centímetros de subida, levando em conta que no dia 14 de maio, a medida era de 7,50 metros.  A informação foi confirmada pela Defesa Civil Municipal com base nos dados obtidos por meio da medição feita com uma régua que atende aos critérios técnicos da Agência Nacional de Águas (ANA) e está instalada na Companhia Docas do Pará, em Santarém.

 

A atual marca mantém o nível 60 centímetros acima da cota de alerta estabelecida em 7,10 metros. Ainda segundo a medição, estamos com 66 centímetros acima do que foi registrado no mesmo período em 2018 e 48 centímetros abaixo do registro feito em 2009, ano em que houve uma das maiores enchentes na região. Pontos na Avenida Tapajós permanecem inundados e bombas de sucção ainda estão instaladas para escoar a água empoçada nas galerias do cais de arrimo.  

 

Indícios de estabilização

 

Apesar da subida nos últimos dias, o rio Tapajós tem dado sinais de que vai  estabilizar o nível. As águas chegaram a recuar 2 centímetros, sendo registrado 7,52 no inicio do mês e 7,50 uma semana depois. Entre os dias 20 e 23 de maio a subida foi de 10 centímetros.   

 

Essa dinâmica é atribuída ao chamado repiquete, caracterizado pela oscilação do nível fluvial devida às camadas d'água que enchem o rio. Esse estágio antecede o fim do período de cheia na bacia amazônica. Em seguida, nas próximas semanas o nível do rio inicia o processo de esvaziamento que se torna contínuo durante todo o período de seca. 




  • Imprimir
  • E-mail