cartão afinidade banpara abril 2024

Fernando Haddad na Ufopa causa polêmica nas redes sociais e assunto é destaque do Programa Cartas na Mesa desta segunda-feira

Weldon Luciano - 20/05/2019

A visita do professor universitário e ex-ministro da educação Fernando Haddad à Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA,) em Santarém, tem causado polêmica, principalmente nas redes sociais. Apoiadores do Presidente Jair Bolsonaro criticam a realização do evento organizado pelo Partido dos Trabalhadores (PT), pelo qual Haddad concorreu às eleições presidenciais em 2018. A palestra ocorre na sexta-feira, 24 de maio.

 

O caso foi debatido nesta segunda-feira, 20 de maio, pelos jornalistas Miguel Oliveira, Jota Ninos e Anselmo Colares,  durante o programa Cartas na Mesa, transmitido pela rádio Guarany FM, e apresentado também pela jornalista Rogéria Almeida. Em vídeo disseminado pelas redes sociais o médico Marcos Andrade protestou contra a presença de Haddad, desafiando a mídia a divulgar o conteúdo de sua fala. O Partido Social Liberal (PSL), ao qual pertence o Bolsonaro emitiu nota pública considerando a palestra "uma afronta a democracia".

 

Segundo apurou o programa, a palestra é organizada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e o auditório foi cedido a pedido, como é feito para qualquer instituição que queira usar o espaço. O jornalista Jota Ninos destacou que diversos outros eventos partidários já foram realizados no mesmo espaço, como a cerimônia de transferência da capital do Estado de Belém para Santarém em março, durante a realização do Projeto Governo Itinerante. Na ocasião, além do governador Helder Barbalho, que é do MDB, estiveram presentes prefeitos, deputados, vereadores e demais agentes políticos dos mais variados partidos.

 

Em seu comentário, o jornalista Miguel Oliveira ressaltou a participação de Haddad na criação da Ufopa em 2009 e que muitos ignoram o fato dele ser professor universitário. “Não tem cabimento esse tipo de comportamento com um ex-ministro de estado que implantou a Ufopa. O ato de criação da Ufopa foi assinado pelo vice-presidente da República, José de Alencar, que estava no exercício da presidência e tem a assinatura do Fernando Haddad no Diário Oficial. Ele é professor universitário e aqui não se trata de um militante petista ou candidato à eleição, ele é um professor universitário e não tem porque essa discussão. Essa clima está levando as pessoas a perderem o bom senso”, ressaltou o jornalista

 

O debate contou ainda com a participação do professor universitário e membro da Academia de Letras e Artes de Santarém (ALAS), Anselmo Colares, comentarias do Cartas na Mesa, que destacou que a universidade é um espaço aberto para toda a ideologia ou partido.  “As universidades possuem essa pluralidade como características de posições diferentes, então proibir a presença de alguém que tenha um posicionamento diferente para o debate de ideias é uma coisa esdrúxula. É um local para discutir política, até porque, se não houver esse tipo de discussão na universidade, aonde é que vai haver?”, questionou Anselmo Colares.    




  • Imprimir
  • E-mail