pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Em 9 meses, hospital municipal de Santarém atendeu a 131 pacientes com sintomas de sarampo

Natasha Santana - 18/03/2019

O primeiro caso suspeito de sarampo foi notificado pelo setor de epidemiologia Hospital Municipal de Santarém (HMS) Dr. Alberto Tolentino Sotelo em julho de 2018. Até janeiro desse ano o Hospital atendeu a 131 pacientes com sintomas da doença. Os meses com maiores índices foram agosto e setembro, com 57 e 35, pessoas atendidas respectivamente.

 

Em agosto do ano passado, a Direção do HMS intensificou treinamentos com a equipe e adaptou a estrutura da Unidade para tratar crianças com os sintomas da doença. Uma sala de isolamento e outra sala de reanimação pediátrica foram montadas para atender somente a estes pacientes com quadro clínico delicado.

 

A SESPA divulgou no início do ano que o município de Santarém tem o maior índice de notificações de casos suspeitos de sarampo do Pará.

 

A Secretaria noticiou ainda que foram 36 pessoas com resultado positivo da doença. “É importante destacar que nem todos os casos suspeitos ou confirmados foram notificados pelo HMS. As notificações feitas na cidade são enviados à Divisa”, reforçou, Carina Sousa, supervisora do setor de epidemiologia da Unidade.

 

O HMS segue as ações recomendadas pelo Ministério da Saúde. O protocolo de atendimento começa com o levantamento do caso suspeito, solicitação da notificação obrigatória, exame sorológico, encaminhamento para internação ou para casa com as devidas orientações




  • Imprimir
  • E-mail