Poupança banpara abril 2024

Praias que passam por estudos de balneabilidade estão com águas excelentes para banho

Agência Santarém, com redação - 17/02/2019

Créditos: Agência Santarém de Notícias

Desde 2015, ocorre em Santarém o monitoramento de balneabilidade das praias da orla fluvial direita do Rio Tapajós. Nos dois anos e dois meses da atual gestão, das cinco campanhas já realizadas, todas apresentaram águas próprias e excelentes para banho. A iniciativa é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), e executada, atualmente, pela Conágua Ambiental.

 

Dentre as praias que passam pelos testes estão Ponta do Muretá, Ponta de Pedras, Pajuçara, Maracanã, além de Alter do Chão onde são realizadas seis coletas em pontos diferentes: Rio Tapajós (canal principal), Praia do Cajueiro, Orla (escadaria), Orla (parte final), Praia do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e Praia da Ilha do Amor.

 

O relatório segue os requisitos determinados pela resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) nº 274 de 2.000, considerando os parâmetros microbiológicos, físicos e de temperatura, indicadores de qualidade das águas.

 

A norma do Conama trata especificamente da qualidade das águas doces, salobras e salinas destinadas à balneabilidade avaliando as categorias como "Própria" ou "Imprópria", sendo que as águas consideradas próprias poderão ser subdivididas em "Excelente, Muito Boa e Satisfatória".

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ao todo, são coletadas 55 amostras, sendo cinco coletas em cada ponto com intervalos de 24 horas, considerando os dias de maior fluxo de banhistas.

 

Os relatórios de balneabilidade podem ser conferidos junto à Semma, situada na Av. Silva Jardim, 370, bairro Aldeia.

 

No órgão, técnicos poderão prestar todos os esclarecimentos a respeito das etapas das coletas, procedimentos adotados e análises das amostras. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

 

A última coleta foi realizada em dezembro de 2018. A previsão de divulgação dos resultados é para março deste ano durante a programação do Dia Mundial das Águas, em 22 de março.




  • Imprimir
  • E-mail