Poupança banpara abril 2024

Especial Plano Diretor Urbano de Santarém: adequações no transporte público e melhorias da malha viária estão entre as metas

Weldon Luciano - 19/01/2019

Cena que se repetiu esta semana em Santarém: protesto de rodoviários contrários à licitação pública para contratação de empresa de ônibus para operar em Santarém -

Após meses de debates e impasses, Santarém aprovou seu plano diretor, que apresentou uma série de adequações. Para o setor de transportes, o texto aprovado prevê uma série de medidas para reordenar as vias da cidade de acordo com a necessidade e a legislação vigente. No artigo 47, por exemplo, ficou registrado que a estratégia de mobilidade é a articulação e a integração dos componentes estruturadores: trânsito, transporte, sistema viário, educação de trânsito e integração regional. O objetivo é assegurar o direito de ir e vir com segurança sustentabilidade e a melhor relação de custo-benefício social.  São projetos que aos poucos vão saindo do papel, mais ainda há muitos desafios pelo caminho. Confira alguns pontos sobre a mobilidade urbana abaixo. O texto na íntegra confira aqui. 

 

Mobilidade urbana                                         

 

O plano para os próximos anos é fazer com que Santarém possa aprimorar cada vez mais a mobilidade urbana. a criação de expressos e anéis viários para fins de transporte de cargas e passageiros, garantindo rapidez e atender a logística dos portos, turismo, núcleos habitacionais e área de adensamento demográfico. Neste contexto, projetos como a pavimentação e construção da ponte em concreto armado da Avenida Dom Frederico, o prolongamento da Avenida Moaçara em direção a Rodovia Everaldo Martins com viaduto sobre a BR-163 ou até mesmo a criação de uma via alternativa interpraias com uma ponte pelo lago Papucu, proposta pela ACES, entram como possibilidades para melhorar o fluxo e trazer rotas alternativas para interligar os bairros. Há também a previsão de que seja ampliado o sistema cicloviário, quase inexistente na cidade, mesmo que um número de usuários seja expressivo. 

 

Circulação Viária

 

Para garantir que as diretrizes da política de circulação viária funcionem de maneira satisfatória é necessário promover o tratamento urbanístico adequado das vias da rede estrutural com recuperação, terraplanagem e drenagem. O texto prevê a adoção de políticas públicas de recuperação da malha viária estabelecendo um programa de conservação das vias. O desejo de acabar com os buracos da cidade sempre esbarra na ausência de recursos. Mesmo que o Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) seja repassado, o desafio é fazer com que ele cubra as despesas necessária.

 

Conforme o Portal OESTADONET informou, Santarém terá para 2019 aproximadamente R$ 600 mil, no mesmo período, a atual gestão corre atrás de recursos para estaduais e até federais para recuperar e pavimentar diversas áreas, entre elas o anel viário do Santarenzinho que custaria sozinho R$ 4,6 milhões. Ao todo, seriam necessários algo em torno de R$ 70 milhões para atender essas metas.

 

Transporte público

 

Uma das metas considera importante reduzir o percurso do usuário ao ponto de transporte público. Por isso, o plano diretor propõe para os próximos anos a adaptação do transporte coletivo garantindo maior eficiência operacional. Atualmente, em andamento, a licitação do ônibus que pode atender a diversos destes pontos, vem enfrentando grandes turbulências desde o início.  A adoção de concessão unitária das linhas, possível aumento da tarifa ou demissão em massa tem tumultuado a concretização da determinação do Ministério Público que exigiu a realização do processos após fracassados tentativas de adequação das empresas existentes que prestam serviço precário com carros velhos. A Resende e Batista, com sede em Santarém, venceu a concorrência pública e tem 180 dias para atuar com uma frota de veículos novos e seminovos, caso não haja nenhuma reviravolta neste jogo político.

 

O transporte individual e uso de tecnologia que favoreçam conforto e segurança dos usuários acabam sendo uma necessidade. Mesmo antes do decreto de regulamentação, três deles já atuavam.  O primeiro passo foi dado e os aplicativos de transporte privado já são uma realidade, mas que precisam ser aprimorados.    




  • Imprimir
  • E-mail