pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Licença de operação para cemitério particular na rodovia Santarém Curuá-Una está sob análise da Semma

Weldon Luciano - 18/01/2019

O Cemitério Parque do Muiraquitã, situado na Rodovia Santarém Curuá-Una, Km 13, comunidade Perema já obteve a Licença de Instalação (LI) concedida, agora está em busca da Licença de Operação (LO). A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) ao Portal OESTADONET nesta quinta-feira, 17 de janeiro. O empreendedor protocolou no dia 11 de dezembro de 2018 a solicitação de Licença de Operação (LO) e o processo está em análise técnica.

 

Segundo apurou a reportagem, o novo cemitério teria algo em torno de 100 mil metros quadrados, com capacidade para aproximadamente 25 mil túmulos. O processo de implantação ocorre desde julho de 2015.

 

Ainda segundo a Semma, além do Parque do Muiraquitã, há outro empreendimento no município que envolve serviço funerário e a implantação de cemitério particular. Trata-se Jardins da Serra, localizado na BR-163, Km 13, comunidade Cipoal. Atualmente, o projeto está com processo de licenciamento ambiental em fase de análise técnica para prorrogação da Licença de Instalação (LI).

 

Para o processo de licenciamento do cemitério são necessários alguns procedimentos que devem ser seguidos, entre eles, o distanciamento de corpos hídricos, além de ter o autorização do órgão ambiental do município. Na construção do cemitério o dano seria mínimo. O maior problema ambiental é na operação, por isso devem ser tomadas providências para impermeabilização dos jazigos devido a decomposição dos corpos, que acabam liberando chorume no subsolo.

 

Atualmente, os dois cemitérios municipais estão operando com a capacidade máxima e não há mais vagas para novos jazigos. A falta de espaço também já é uma realidade no cemitério do Mararu. A alternativa para muitos seria a implantação dos cemitérios particulares, como ocorre em grandes cidades do Brasil.

 




  • Imprimir
  • E-mail