cartão afinidade banpara abril 2024

Participação popular nas decisões de prefeituras é tema de debate em Santarém

Portal OESTADONET, com assessoria ndo SINDUSCON - 07/12/2018

O Sindicato da Indústria da Construção do Pará (Sinduscon-PA) realizará no dia 12 de dezembro em Santarém, oeste do Pará, o workshop técnico do projeto “O Futuro da Minha Cidade”.


No evento estão agendados debates, trocas de experiências e proposta de formação de conselho representativo local, sensibilizando líderes sociais e confirma a premissa de que é possível trabalhar em parceria com prefeituras em favor da sociedade.

 

Um dos focos centrais é discutir de forma coletiva elementos para a criação de uma cidade sustentável em prazo determinado sem depender exclusivamente de administrações municipais.

 

O workshop vem provocando boa expectativa na cidade paraense, o principal polo da região. Santarém ganhou a preferência para sediar a agenda pelo potencial socioeconômico e por causa de sua condição como referência geográfica.


Em síntese, pretende-se mudar o estereótipo de que a construção e gestão de um município que atenda aos anseios da população e proporcione uma elevada qualidade de vida costuma está vinculado a ações políticas e administrativas municipais tendo pouca ou nenhuma participação efetivada da população.


O projeto “O Futuro da Minha Cidade” foi idealizado pela CBIC em 2012, durante o 84ª Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic).  O evento tem apoio da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), (Crea-PA), Sistema FIEPA e Prefeitura Municipal de Santarém.



TEMAS


Na programação em Santarém estão previstas duas palestras que servirão de base para a absorção e prática da iniciativa a ser apresentada. Uma delas será conduzida pelo engenheiro civil Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá com ações inovadoras e multipremiado em diferentes âmbitos. O modelo de transformação da cidade paranaense acabou servindo de exemplo nacional. Ele conduzirá o enfoque “A experiência da parceria entre a sociedade e Prefeitura e o seu potencial transformador para uma cidade mais sustentável”.

A palestrante convidada na realização da CBIC/Sinduscon-PA é a arquiteta e urbanista Marcella Arruda, uma das mais respeitadas do País. Ela abordará o tema “A importância da participação das pessoas na construção de cidades compartilhadas”.


SERVIÇO

Data: 12 de dezembro de 2018

Horário: 18h às 22h

Local: Auditório da UFOPA – Campus de Santarém. Rua Vera Paz, s/n – Unidade Tapajós – Bairro Salé – Santarém/PA

Inscrições no site do Sinduscon-PA: www.sindusconpa.org.br/site/capacitacoes/inscricoes.php

Doação de 1 quilo de alimento não perecível a ser entregue no dia do evento, que será repassado a uma instituição beneficente.




  • Imprimir
  • E-mail