pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Delegado Jamil Casseb é denunciado à justiça pelo MP por abuso de autoridade

Portal OESTADONET - 07/12/2018

O delegado Jamil Casseb( foto de arquivo) e a denunciante Yasmin Kely( foto Bena Santana). -

A Promotoria de Direitos Humanos e Controle Externo da Atividade Polical do Ministério Público Estadual de Santarém apresentou denúncia formulada em desfavor do delegado de polícia Jamil Farias Casseb. O policial é acusado de ter prendido ilegalmente Yasmim Kely Portela Dias, no dia 29 de agosto de 2018, quando esta se encontrava no interior de em um quarto de hotel com o namorado  Juan Felipe Freitas Rocha, suspeito de assalto a uma joalheria, localizada na avenida Rui Barbosa. A vítima prestou depoimento ao MP no último dia 5 de dezembro.

Segundo o relato da vítima, que consta na denúncia da promotora Dully Sane Araújo Otakara, ao qual o Portal OESTADONET teve acesso, o delegado Jamil Casseb e mais dois policiais não identificados vasculharam os objetos pessoais de Yasmin e nada encontraram, levando em seguida a denunciante para a delegacia de polícia para prestar depoimento, onde ficou algemada por uma das mãos em uma cadeira, onde passou a noite.

Segundo a denúncia do MP, o delegado Jamil não ouviu Yasmin em depoimento e teria  ido para sua casa dormir e que retornaria no dia seguinte, devendo a denunciante “espera-lo algemada”, o que não ocorreu. Por volta de 15h30 horas, do dia 29 de agosto Yasmin foi liberada, sem saber se tinha sido detida na condição de suspeita ou testemunha. Nesse período, relata a promotora, a denunciante foi exposta à fotografias perante à imprensa.

Diane dos fatos relatados, a promotora denunciou o delegado Jamil Casseb  pelo crime de abuso de autoridade, artigo 3º, a, da Lei 4.898, de 9 de dezembro de 1965.

O processo vai tramitar no Juizado Especial Criminal da Comarca de Santarém, onde o delegado vai apresentar sua defesa.

 




  • Imprimir
  • E-mail