Poupança banpara abril 2024

Sete municípios do oeste do Pará realizam cadastramento biométrico a partir do dia 9 de novembro

Weldon Luciano - 08/11/2018

O recadastramento biométrico dos eleitores reiniciou em diversos municípios do Pará. A partir desta sexta-feira, 9 de novembro, sete deles na região oeste adotam o procedimento: Almeirim, Monte Alegre, Óbidos, Oriximiná, Prainha, Terra Santa e Rurópolis. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE)  pretende incluir 36 novos municípios na lista que possui atualmente 54, entre eles, Santarém. Foram cadastradas 3.492.534 digitais de eleitores, o que corresponde a 63,5 % do eleitorado do estado.

Segundo o TRE, a biometria é mais uma ferramenta que garante a segurança e legitimidade do voto para identificar o eleitor. Para atualizar o cadastro basta comparecer ao cartório eleitoral da cidade portando um documento oficial com foto e comprovante de residência.

Durante o procedimento são coletados os dados biométricos do eleitor por meio de sensores de scanner de alta definição que registram as impressões de todos os dez dedos das mãos, além de digitalizar a assinatura e anexar uma foto do eleitor.

Quem não realizar o recadastramento biométrico terá seu título cancelado, o que pode acarretar vários problemas: não poder se inscrever em concurso ou prova para cargo público, não obter passaporte ou carteira de identidade




  • Imprimir
  • E-mail