Poupança banpara abril 2024

Diariamente, vigilância sanitária apreende pelo menos 10 produtos vencidos em mercados de Santarém

Weldon Luciano - 07/11/2018

Walter Matos e os produtos apreendidos pela vigilância sanitária de Santarém -

Pelo menos 10 produtos vencidos, ou seja, que estão sendo comercializados mesmo após o prazo de validade estabelecido pelo fabricante, são apreendidos todos os dias em mercados de Santarém. Essa é uma constatação feita pelas equipes que desenvolvem ações de fiscalização. Segundo o levantamento, a maior parte deles estão localizados em bairros periféricos da cidade. São produtos perecíveis como biscoitos, iogurtes, enlatados, refrigerantes e até mesmo cervejas. Estes alimentos, se ingeridos nestas condições, podem causar risco a população como intoxicação ou contaminação alimentar.

“A gente quer diminuir isso aí. Pedimos aos empresários que trabalham com supermercados, principalmente na parte de alimentos, que fiquem atentos com o controle de qualidade dos seus estoques, pois quando a vigilância apreende é porque este produto estava exposto e ao alcance do consumidor. Ele deveria ficar em uma área restrita até que seja feito o descarte adequado.

De acordo com a vigilância sanitária, os supermercados de grande e médio porte já possuem um controle de estoque e fazem o descarte de forma adequada. A preocupação maior são estabelecimentos menores, espalhados em diversos bairros afastados. “Muitos deles se utilizam de mercadorias em que não há a comprovação da origem do produto, fazem fracionamento de mercadorias o manipulam alimentos, muitas vezes de forma inadequada. O consumidor tem que evitar o consumo destes produtos” ressalta o coordenador.  

Ainda segundo Valter Matos, a participação do consumidor é fundamental. “Pedimos também ao consumidor que continue nos ajudando a descobrir mais casos para tomarmos as devidas providências. O consumidor deve estar sempre atento ao prazo de validade e exigir seus direitos”, conclui.  




  • Imprimir
  • E-mail