pms março 2024 iptu
Banpara MARÇO 2024

Santarém mantém índice de vacinação contra o sarampo acima da média nacional e estadual

Weldon Luciano - 21/08/2018

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) divulgou dados sobre o andamento da campanha de vacinação após a realização do Dia D, que ocorreu no dia 18 de agosto. A meta é vacinar até o dia 31 de agosto 23.750 crianças de 1 ano a menores de 5 anos de idade. Atualmente, 12.065 pessoas já foram imunizadas contra o Sarampo e a poliomielite, o que representa um total de 51% de meta alcançada, número que ficam acima dos resultados obtidos no Estado Pará e em todo o país.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde do Pará (SESPA), até as 12h desta segunda-feira, 20 de agosto, foram vacinadas 34% do público. Cerca de 490 mil crianças ainda não vacinaram. Antes do Dia D, somente 11% haviam tomado vacina.

No estado, a campanha foi antecipada e iniciou no dia 23 de julho, com a autorização do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, mediante os argumentos epidemiológicos apresentados e o grande número de casos suspeitos em diversos municípios. Segundo o levantamento feito pela própria Sespa, aproximadamente 540 mil crianças ainda precisam receber as doses.

Em todo o Brasil, cerca de 4,5 milhões de crianças já foram vacinadas segundo o ministério da saúde. Apesar do avanço, o número representa apenas 40% do público alvo. O objetivo é vacinar 11 milhões. Para muitos os índices nacionais são considerados muitos baixos, uma vez que o próprio Ministério da Saúde esperava alcançar 60% após a realização do Dia D.




  • Imprimir
  • E-mail